O Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH (NADi/APUBH) é um espaço de escuta, diálogo, acolhimento e construções coletivas. Dentre as atribuições do NADi estão: subsidiar a diretoria do Sindicato na elaboração de projeto institucional norteador das ações coletivas, amparar a diretoria com estudos e mapeamentos sobre assuntos relacionados à saúde da categoria docente e estabelecer diálogo entre o Sindicato, a categoria e a sociedade civil.O NADi, com um acolhimento realizado com base no diálogo, contribui para conectar os docentes de forma afetiva, reconhecendo seu contexto, realidade e demandas singulares. O núcleo tem, então, se dedicado a acolher demandas e debater a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras docentes, especialmente a saúde mental.
Compreende-se os impactos no trabalho docente, com possíveis consequências para a saúde em sua dimensão mais ampla: biopsicossocial. Nesse sentido, a trajetória biográfica de cada um e cada uma, com seus aspectos fisiológicos, com seus valores, afetos, desejos e representações estão inseridas em determinadas condições de vida e trabalho. E o trabalho, como uma instância essencial à formação da subjetividade individual e coletiva, acontece em uma constante ambivalência: de um lado a potência do desenvolvimento, da construção do sujeito social, de outro, processos de degradação da saúde, da identidade e dos desejos.
Compartilhe conosco suas experiências, dificuldades e propostas de ação. Estamos de portas abertas, o NADi conta com uma profissional de Psicologia do Trabalho para fazer o acolhimento. O Núcleo está aberto à participação de toda a categoria. Venha contribuir conosco.
Fale com o NADi pelo whatsapp: (31) 99925-0730 ou pelo e-mail: acolhimento@apubh.org.
Plantões semanais às quartas-feiras, de 13h30 às 17h30. Demais atendimentos devem ser marcados nos contatos do Núcleo.
Componentes do Núcleo:
Julie Micheline Amaral Silva (Psicóloga do Trabalho); Solange Cervinho Bicalho Godoy (Professora da Escola de Enfermagem e Coordenadora do Núcleo); Maria do Rosário Barbato (Professora da Faculdade de Direito e Presidenta do APUBH UFMG+), Maria Stella Brandão Goulart (Professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas); Ricardo Augusto de Souza (Professor da Faculdade de Letras); Marcos Vinícius Bortolus (Professor da Escola de Engenharia); Francisco de Paula Antunes Lima (Professor da Escola de Engenharia).
Publicações
Folder Apresentação NADi: folder_nadi (5)
Folder sobre Assédio Moral: folder_pdf_internet
Lives já feitas no NADi
Notícias relacionadas
- 23/10/20 – Nadi APUBH marca presença na Semana do Servidor da UFMG
- 22/10/20 – As ações do DAST/ UFMG para a saúde docente foram abordadas em entrevista para o NADi APUBH.
- 22/10/20 – Saúde docente em tempos de ERE: entre a medida de controle epidemiológico e a quebra de bem estar é o tema da próxima entrevista do NADi APUBH
- 16/10/20 – O próximo Programa do NADi/APUBH debaterá ações do DAST para a saúde docente
- 09/10/20 – Racismo estrutural na universidade foi tema do Programa do NADi/APUBH
- 02/10/20 – O próximo Programa do NADi/APUBH debaterá o racismo estrutural e o adoecimento docente na academia
- 02/10/20 – O Programa do NADi/APUBH desta semana debateu o sofrimento docente na Universidade
- 25/09/20 – O sofrimento mental na Universidade é o tema do segundo Programa do Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH
25/09/20 – Programa de estreia do Núcleo de Acolhimento e Diálogo abordou a ergonomia no trabalho remoto - 17/09/20 – Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH lança programa no Youtube para discutir a saúde em tempos de ensino remoto emergencial
- 28/08/20 – Como está você? O APUBH quer saber.
- 21/08/20 – Resultado final do edital de seleção para o Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH UFMG+
- 20/08/20 – Resultado da primeira etapa da seleção pública de profissional para constituição do Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH
- 11/08/20 – Edital para seleção pública de profissional para constituição do Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH
- 31/07/20 – APUBH prepara Núcleo de Acolhimento e Diálogo em tempos de Ensino Remoto Emergencial