V Semana Negra do APUBH começa no dia 27 de novembro
Com o tema “Desafios na construção da democracia brasileira”, o APUBHUFMG+ promove nos dias 27 e 28 de novembro, a sua V Semana Negra.
A programação conta com importantes expoentes do movimento negro local e nacional. No dia 27 de novembro, segunda-feira, às 14 horas, a mesa de abertura contará com a participação da professora Maria Rosaria Barbato – presidenta do APUBHUFMG+, Cristina Del Papa – Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino – SINDIFES, Ana Maria da Silva Souza – representante do Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE/UFMG) e Rita de Cássia Augusto, professora do Departamento de Língua Estrangeira do Colégio Técnico da UFMG. Em discussão estará a seguinte questão: Qual é o impacto das políticas sociais (política de cotas) para os docentes, os técnico-administrativos e os estudantes na UFMG? Quanto falta avançar?
Às 15h horas, Vera Lúcia Santana Araújo, advogada, integrante da Coordenação Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia-ABJD e cotada para vaga no STF falará sobre os “Desafios da luta em defesa das mulheres negras, da igualdade racial e pela democracia”.
Já no dia 28 de novembro, terça-feira, às 14h, Luiz Paulo Bastos, Coordenador-Geral de Políticas para a Juventude Negra – Ministério da Igualdade Racial (MIR) fará uma palestra sobre a“Criação do Ministério de Igualdade Racial no pós-reacionarismo: desafios e perspectivas”.
Nos dois dias do evento, após as palestras haverá debate, sessão de perguntas e atividades culturais. A V Semana Negra do APUBH acontece no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Campus Pampulha) e haverá emissão de certificado de participação.