Acontece no APUBH, Notícias

Nota da diretoria: Pela Manutenção do Fechamento do comércio em Belo Horizonte

No dia 15 de maio, entregamos um abaixo assinado ao Prefeito Alexandre Kalil endossado por 950 Docentes da UFMG e do Campus Ouro Branco da UFSJ pela manutenção da quarentena e contra a retomada das atividades econômicas em Belo Horizonte e Minas Gerais. No dia 25 de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a abertura do comércio não essencial, passando à fase 2 de flexibilização. No dia 08 de junho foi autorizada  a ampliação da abertura do comércio, atingindo a 92 % dos postos de trabalho.

O resultado disso foi a queda assustadora do isolamento social a valores próximos de 40 %, e  o aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, mesmo com o aumento do seu número ofertado. Sabemos do impacto negativo disso em toda a Região Metropolitana de BH.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado em 23 de junho pela PBH, a capital mineira registrava 4.667 casos confirmados, 767 em acompanhamento, 3.804 recuperados e 96 óbitos, com uma ocupação de 78% nos leitos de UTI exclusivos para Covid-19. No dia 29 de junho, com número de leitos de UTIs ocupados chegando a 86 %, a Prefeitura de Belo Horizonte decretou o fechamento do comércio não essencial.

Simulações realizadas pela UFMG mostram que é necessário um mínimo de 60 % de nível de isolamento social para que a curva de  infectados não continue ascendente. Este é o momento de não retroceder no fechamento  do comércio e que as medidas de segurança e proteção sejam intensificadas. Lembremos também que o Estado de Minas Gerais é o que menos têm realizado testes e que as outras cidades mineiras estão extremamente afetadas. Priorizar a economia, só produzirá extermínio e destruirá a própria economia, uma vez que cada cidadã e cidadão que perde sua vida deixa de comprar e de trabalhar. Algo tão evidente, mas que tem sido esquecido por um empresariado primitivo que não compreende a prioridade da vida neste e em outros momentos, inclusive para os seus negócios.

Lutemos por uma renda mínima para pessoas e famílias e auxílio econômico aos pequenos e médios comerciantes e empresários, que permitam a todos e todas ficarem nas suas casas, preservando as suas vidas! 

Diretoria do Apubh