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Plataforma virtual do HC oferece atendimento inicial sobre a Covid-19

Fonte: UFMG.

Gerenciado pelo Centro de Telessaúde, ‘chatbot’ tira dúvidas sobre sintomas e características da infecção

Acionada pelos internautas, a robô ‘Ana’ inicia a conversa com perguntas básicas | Arte: Hospital das Clínicas / UFMG / Ebserh.

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh lançou um chatbot para orientar e informar o cidadão com dúvidas relacionadas à Covid-19 e avaliar o seu estado de saúde. Trata-se do Telecovid-19, plataforma digital automática de autoavaliação que foi programada para oferecer um primeiro nível de atendimento ao paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, caso moderado ou leve. A iniciativa ajudará a proteger as pessoas, evitando deslocamentos, filas e aglomerações desnecessárias nas unidades de saúde.

chatbot está disponível no site do Centro de Telessaúde e pode ser acessado gratuitamente por pessoas de qualquer parte do mundo. A plataforma funciona por meio da assistente virtual Ana, que, ao ser acionada, inicia a conversa com perguntas básicas como nome, idade e sexo. Em seguida, o internauta pode escolher esclarecer dúvidas sobre sintomas ou obter informações atualizadas sobre a doença.

Desafogando o sistema
“Sabe-se que 80% dos casos de Covid-19 são leves, 15% são mais graves, e 5% são gravíssimos. Grande parte dos casos leves não precisa de atendimento em centros de saúde. É preciso desafogar os serviços de urgência e evitar que mais pessoas se contaminem. A ferramenta possibilita ao internauta fazer uma autoavaliação e, na ausência de sintomas, indica que não é necessário procurar atendimento médico, reduzindo a demanda nos hospitais”, afirma a médica Milena Soriano, coordenadora científica do Centro de Telessaúde do HC.

Milena Soriano explica que o conteúdo foi elaborado por equipe composta de médicos e programadores, que seguiram as diretrizes e os protocolos do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O grupo também adotou como referência diversos artigos científicos publicados sobre a Covid-19, desde o início da pandemia, e fez um levantamento das dúvidas relacionadas ao coronavírus mais frequentes na população. “À medida que surgirem novas evidências e achados, vamos inserir essas informações no chatbot, já que se trata de uma doença nova e ainda pouco estudada”, explica a médica.

Outras ações
Referência em telediagnóstico nas áreas de cardiologia e oftalmologia, teleconsultorias e tele-educação, o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG criou um hotsite com materiais informativos e educativos sobre a Covid-19. Nele, é possível ter acesso, gratuitamente, a vídeos, infográficos, protocolos, artigos diversos, jogos e aplicativos criados para auxiliar a população.

O Centro de Telessaúde pode ser acessado neste endereço.