Acontece no APUBH

Nota de Falecimento do ex-reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos

Professor emérito da UFMG, ele foi primeiro reitor negro da universidade e um dos fundadores do APUBH

Envie fotos e material de arquivo do Prof. Tomaz Aroldo para comunicacao@apubh.org.br. Usaremos este material para compor um vídeo em exaltação da memória daquele que passou para a história como símbolo de uma universidade democrática e inclusiva.

É com profundo pesar que o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco notifica o falecimento do professor emérito da UFMG Tomaz Aroldo da Mota Santos, um dos professores que participaram da criação do APUBH UFMG+. Atualmente, ele era o presidente da Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP).

Grande defensor de pautas por direitos da população negra e por uma universidade pública, gratuita e de qualidade, Tomaz Aroldo foi o primeiro reitor negro da UFMG, cargo que ocupou de 1994 a 1998. Ele também foi reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), de 2015 a 2016.

Tomaz era doutor em Bioquímica e Imunologia pela UFMG e tinha pós-doutorado em Imunologia pelo Instituto Pasteur, de Paris. O professor também havia sido diretor do Instituto de Ciências Biológicas por dois mandatos (1990-1994 e 2010-2014) e vice-presidente e presidente da Associação dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (ANDIFES), em 1995 e em 1997, respectivamente.

O velório do professor Tomaz Aroldo será amanhã, 19 de junho, a partir das 7h30, no saguão da Reitoria da UFMG. O sepultamento será às 16h30, restrito a familiares devido à pandemia da Covid-19.