Acontece no APUBH

APUBH lança campanha Docente em férias: viva!

Tirar férias, de verdade, é um ato político, além de ser fundamental para a saúde física e mental de todas e todos professores.

O APUBH lança a campanha “Docente em férias: viva!”. Nosso objetivo é fortalecer e mobilizar a categoria docente para o período de descanso como um direito elementar, fundamental.

Professoras e professores frequentemente, abrem mão do descanso para desenvolver uma série de tarefas: atualizar o Lattes, escrever artigos, orientar estudantes, escrever relatórios e projetos, dentre tantas outras atividades. É comum continuar recebendo e-mails institucionais, inclusive respondendo, quando não atendendo a convocação de reuniões institucionais! A conexão com o trabalho não cessa, inclusive com a troca de mensagens pelo WhatsApp e outros aplicativos. Essa realidade está intimamente relacionada à organização do trabalho docente. Professores e professoras estão submetidos à sistemas de avaliações externas que, de certa maneira, impõe ritmo, prazos e cobranças para suas produções, reconhecimento social do seu trabalho e condições de progressão de carreira. Não parece haver espaço para descanso, mesmo no dia a dia do fazer laboral, docentes se veem com grande parte de seus dias tomados pelas atividades acadêmicas, que muitas vezes extrapolam as horas de trabalho “normais”. Na medida em que docentes assumem projetos,  orientações, administração, essenciais à progressão da carreira, há simultaneamente, uma intensificação do trabalho.

Mais responsabilidades, mais trabalho, menos descanso! Essa lógica acaba sendo internalizada e naturalizada. Usufruir do direito de descansar, desligar-se do trabalho, por vezes, vem carregado de culpa. É comum ouvir professores e professoras desculpando-se com colegas por não atender à determinadas demandas em função de período de férias ou mesmo afastamentos das atividades laborais por algum motivo.

Na realidade virtual ou híbrida, esses aspectos carecem da mais cuidado e reflexão. As horas ininterruptas em frente às telas, compromissos noturnos, ausência de intervalos, a combinação de tarefas presenciais e online, tudo isso pode trazer consequências danosas a saúde de toda categoria. Além, é claro, dos riscos decorrentes da condição política e sanitária no país, que, por si só, trazem uma carga emocional significativa. O APUBH tem se dedicado a discutir, por meio do Núcleo de Acolhimento e Diálogo, bem como em outros espaços, aspectos que estão ligados à essas impossibilidades e intensificação do exercício laboral docente. Mas, claro, é preciso continuar avançando. O apelo que fazemos é pela qualidade de vida e de trabalho. Não abra mão de suas férias!

O APUBH oferece uma imagem a ser compartilhada nas redes sociais, criando condições para a geração de solidariedade e empatia no exercício do direito à tranquilidade e ao lazer, preservando a vida privada e o conjunto de relações psicossociais.

Mais do que nunca precisamos descansar e salvaguardar energia na defesa de nossa dignidade e vida!

 

Núcleo de Acolhimento e Diálogo -NADi APUBH