Acontece no APUBH

2023: Um ano de esperançar e de lutas

Os últimos quatro anos foram tenebrosos para os movimentos sociais e para entidades sindicais em relação a qualquer perspectiva dentro do campo progressista brasileiro. Além das quase 700 mil mortes causadas pela negligência do governo Bolsonaro em relação a maior pandemia da história, o Brasil viu ressurgir um cenário de desemprego e subemprego, miséria e fome. Este quadro é tributário da política ultra neoliberal de destruição de qualquer perspectiva da responsabilidade estatal aos mais necessitados, ao cego cumprimento de um escandaloso teto de gastos, e a perspectiva de se pensar os deveres do Estado como os de uma “empresa” ou “condomínio”, retirando sua característica fundamental que é a de assegurar o mínimo de bem estar social.

A destruição programada da qualidade de vida da população cobrou seu preço. O governo Bolsonaro não foi reeleito e seu oponente no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva, será o próximo presidente do Brasil. Assim, esperançamos que tenhamos um governo que apague as principais máculas do último governo. Esperançamos que o combate à fome seja prioridade do novo governo e que as pessoas que moram no Brasil tenham acesso a condições dignas de vida. Esperançamos um país de pleno emprego, e que o trabalho informal, em que o trabalhador não sabe se terá as mesmas condições no dia seguinte, seja uma rara exceção, e não uma regra.

Esperançamos um Brasil em que a saúde pública gratuita e universal seja valorizada e que nunca mais sejamos palco de um programado genocídio da nossa população. Esperançamos para que nunca mais seja capa de jornal que as universidades, dado seu insuficiente recurso, estão avaliando se conseguirão ou não permanecer abertas ao longo de todo ano letivo.  Esperançamos que a ciência, a tecnologia e a informação, atentas às desigualdades socioestruturais do Brasil, possam contribuir para um desenvolvimento justo e capaz de soluções aos problemas do país. Esperançamos, assim, por um governo que faça da educação pública, gratuita e de qualidade social uma prioridade, que recomponha o orçamento das universidades públicas e das escolas públicas do ensino infantil ao ensino superior e que valorize os profissionais em educação.

O esperançar, porém, não pode ser um fim em si mesmo. Apenas o esperançar não significa conquistar as condições que pontuamos aqui. Dentro do contexto de terra arrasada deixado pelo governo Bolsonaro, que outorgou dívidas bilionárias para o próximo governo, precisamos lutar para que nossas pautas sejam prioritárias, lutando, palmo a palmo, desde o Congresso Nacional, para buscar corrigir os vícios que mantêm os privilégios e os privilegiados.

O fato de que, a partir do resultado das eleições para presidente da República, termos conseguido tirar o governo Bolsonaro do poder executivo brasileiro, foi uma vitória sem precedentes na história do Brasil para a reconstrução do país. Porém, é nas ruas e em nossos movimentos políticos, em nossa luta diária, que aqueles que dependem da própria força de trabalho para sobreviver buscam a mudança fundamental, o que não significa ainda, uma mudança concreta. A nossa luta cotidiana e nosso engajamento concreto nas lutas políticas recentes, mostraram que a transformação é possível de ser conquistada quando lutamos juntos! Se foi a partir de nossa ação política que conquistamos a gigantesca vitória em relação a um governo autoritário, misógino, corrupto e violento, é necessário agora reconstruir e expandir todos os direitos usurpados – o que será possível somente a partir de nossas lutas, e aqui, a educação faz toda diferença – ela é a potência para as mudanças concretas. Como bem nos anima Thiago de Mello – “Vale a pena não dormir para esperar a cor do mundo mudar”. Que venha um 2023 caminhante em intenso esperançar, com a certeza que esperança sem luta é sonho esquecido! Nos vemos nas ruas e em todos os espaços cívicos que possamos atuar politicamente. A gestão Travessias na Luta: Mobilizar, Conectar, Fortalecer e Sonhar deseja à todas, todes e todos filiados excelentes festas e um ano de 2023 juntos e enxameados em multidão!