Notícias

Governo libera recursos, mas orçamento da UFMG segue em risco

Após forte mobilização de dirigentes, estudantes, professores, trabalhadores técnicos e terceirizados, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) tiveram, na manhã do dia 16 de dezembro, os recursos financeiros liberados para o pagamento de bolsas e dos contratos de serviços terceirizados que estavam atrasados. A liberação permite o pagamento das contas atrasadas, porém ainda sinaliza o projeto de precarização das Universidades Públicas.

O bloqueio orçamentário imposto pelo governo federal, no último dia 1º de dezembro, obrigou a UFMG a atrasar o pagamento de cerca de 1,6 mil bolsistas dos programas de ensino e extensão, dos seus 1,7 mil profissionais terceirizados, além das contas de água, luz e telefonia. Além disso, cerca de 2,3 mil pós-graduandos (mestrado, doutorado e pós-doutorado) também receberam suas bolsas com atraso.

A Reitora Sandra Regina Goulart Almeida, em entrevista para o Portal da UFMG expressou a preocupação que ainda paira diante das incertezas para os próximos meses. “É uma notícia que nos alivia, mas a situação está longe de ser resolvida”. Ela destaca, ainda, que o orçamento da UFMG em 2022, já era insuficiente e será “ainda mais corroído com as multas que serão cobradas pelos pagamentos atrasados”.

A UFMG sofreu quatro contingenciamentos em 2022, mas o de dezembro foi o mais prejudicial para as suas contas, pois, além do bloqueio de recursos a serem empenhados, foram cortados todos os valores financeiros comprometidos com serviços e compras já executados, empenhados e liquidados para pagamento em dezembro. De acordo com a reitora, os sucessivos bloqueios, que considera “injustificáveis e injustos”, também impactam o planejamento das contas da universidade em 2023.  “O corte efetuado em maio, no valor de 16 milhões, não foi revertido e terá fortes consequências no orçamento de 2023”, prevê a reitora.