APUBHUFMG+ conversou com a categoria sobre a carreira EBTT: estrutura, alterações e aposentadoria
Na tarde da última segunda-feira (26/05), o APUBHUFMG+ promoveu um encontro com docentes EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), para tratar de temas específicos da carreira, incluindo a maneira como o acordo da greve de 2024 contempla essa parcela da categoria.
Para aprofundar o entendimento sobre essas questões, contamos a exposição de Adelson Fernandes Moreira, professor EBTT aposentado do CEFET-MG e ex-presidente do SINDCEFET-MG. Além disso, tivemos a participação da diretoria e da assessoria jurídica do APUBHUFMG+.
O encontro teve a presença de integrantes das seguintes unidades da universidade, que contam com professoras e professores em seus quadros: CP (Centro Pedagógico), COLTEC (Colégio Técnico) e TU (Teatro Universitário). A atividade foi promovida no COLTEC/UFMG. Ao longo das exposições, as pessoas presentes tiveram espaço para debater os temas em questão, assim como para sanar dúvidas.

Em sua fala, Adelson Fernandes Moreira traçou um panorama sobre as principais alterações na carreira EBTT, ocorridas nos últimos anos. A partir disso, o professor explicou como as mudanças nas legislações específicas acarretam em mudanças concretas para este segmento da categoria, assim como o movimento sindical tem se mobilizado em torno dessa pauta.
Dessa maneira, a exposição contemplou os seguintes tópicos: estrutura da carreira (Lei 12772/2012); evolução na malha salarial de 2012 a 2019; estrutura da carreira e malha salarial em 2025 e 2026 (MP 1284/2024); princípios da carreira única propostos pelo ANDES-SN; e outras conquistas da greve de 2024, por implementar.
Clique aqui para acessar o material apresentado pelo convidado. A palestra está disponível no canal do sindicato no Youtube: https://youtu.be/cFB2sjihG4U
Prosseguindo com o encontro, a palavra foi passada para a advogada Flávia Mesquita, integrante da assessoria jurídica do APUBHUFMG+. Ela abordou as características próprias da estrutura da carreira EBTT, como alterações legislativas e aposentadoria. A advogada trouxe à memória, ainda, as questões levantadas nos atendimentos prestados pelo sindicato à categoria.
Clique aqui para acessar o parecer apresentado pela assessora jurídica.

