Acontece no APUBH, GREVE DOCENTES UFMG // 2024, Notícias

28 de outubro, Dia das Servidoras e dos Servidores Públicos

Na próxima segunda-feira, 28 de outubro, celebramos o Dia das Servidoras e dos Servidores Públicos. A data é dedicada, desde 1939, ao reconhecimento às trabalhadoras e aos trabalhadores que, por meio do exercício de suas funções, possibilitam que o Estado democrático de direito se manifeste junto à população.

Em 2024, a data guarda um valor simbólico ainda maior, uma vez que este foi um o ano histórico para as servidoras e os servidores da UFMG. Professoras, professores e TAEs da nossa universidade somaram forças, em sintonia com integrantes da categoria em todo o país, para a construção da mobilização unificada da educação federal.

Assim, desde as primeiras proposições do governo a mobilização da categoria conquistou melhorias ,  e avanços em comparação às propostas anteriores. Os acordos finais, apesar de não refletirem plenamente os anseios das categorias em luta, são reflexos da greve e das pressões. E, portanto, são conquistas da nossa luta.

Esta greve foi o nosso grito na luta pelo reconhecimento e valorização do funcionalismo e da educação pública. Por isso mesmo, diante desse cenário, destacamos a importância, para toda a população, da valorização das servidoras e dos servidores públicos.

Como bem sabemos, a Constituição Federal do Brasil prevê a construção de um Estado de bem-estar social no país. E para isso, as servidoras e os servidores públicos têm papel fundamental. Através da função exercida por estas trabalhadoras e trabalhadores, o Estado tem condições de chegar até a população. Seja na educação, na segurança, na saúde ou em várias outras áreas, os serviços públicos fazem parte do dia a dia das pessoas no Brasil e fazem cumprir os direitos sociais

O empenho dessas pessoas no cumprimento de funções garante acesso a serviços públicos, gratuitos e de qualidade a toda a população. Além do mais, ao prestarem serviços de excelência,, as servidoras e os servidores também são essenciais para o combate à desigualdade social que tanto aflige nosso país.

E para ampliar e melhorar a função social do Setor Público à população, devemos lutar pelo aumento dos investimentos do Estado e pela valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores. Devemos reforçar sempre: a valorização das servidoras e dos servidores públicos contribui para a defesa e democratização do acesso da população aos seus direitos sociais.