Notícias

Vitória no Chile é vitória para toda a América Latina!

No último final de semana, os chilenos retornaram às urnas para decidir, em segundo turno, quem seria o novo presidente do país pelos próximos 4 anos. De um lado estava José Antonio Kast, candidato de extrema direita representante da mesma política ultra neoliberal,  e autoritária que vemos no Brasil com o Governo Bolsonaro. De outro, o ex-líder estudantil e atual liderança da coalizão Apruebo Dignidad (que reúne vários partidos do campo progressista), o deputado Gabriel Boric.

A eleição, que se sucedeu a um ano de intensas manifestações contra o neoliberalismo no Chile, chegou a um veredito com pouco mais da metade das urnas apuradas. Boric recebeu 55,18% dos votos e superou Kast, que conquistou 44,82%. Um resultado que mostra a insatisfação da população chilena com as políticas neoliberais e que beneficiam apenas os mais ricos.

É com bons olhos que olhamos para o avanço da esquerda na América Latina, com países como Bolívia, Peru e Argentina elegendo presidentes que se posicionaram contra a política neoliberal.  Agora, no Chile, vemos mais um passo dado rumo a uma construção de cunho progressista, com maiores oportunidades de luta em favor do bem estar da classe trabalhadora. Teremos em 2022 a oportunidade de mostrar que o Brasil também não suporta ter um governo proponente de necropolítica, ultra neoliberal, com traços de fascismo! 2022 é a nossa vez!