Reforma administrativa pode ser votada na próxima semana
Após muitos embates e discussões, a famigerada reforma administrativa continua em pauta e os deputados federais preparam-se para votar a proposta de emenda à constituição nº 32. A proposta pode entrar em votação no plenário da Câmara já na próxima semana. Um presente de grego para o funcionalismo público logo após a semana em comemoração a importância do servidor público: o maior prejudicado pela reforma.
A PEC 32 já foi revisada sete vezes e, mesmo após tantas mudanças, ainda é considerada um retrocesso para o país. A sua aprovação pelo plenário não é certa e há o risco de ocorrer uma derrota importante para o atual governo, considerando que são necessários 308 votos a favor para a sua aprovação.
Em meio à forte mobilização do funcionalismo público federal, estadual e municipal que tem promovido atos pelo país e intensa mobilização em Brasília, nos aeroportos, nos gabinetes dos deputados e na Câmara, o Governo Bolsonaro tem buscado apoio para conseguir a aprovação da reforma. De acordo com o jornal Folha de Pernambuco, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) disse que estava “construindo uma redação ponderada, equilibrada e moderna, que afasta abusos e avança na construção de um país melhor”. Sabe-se o que o governo considera como melhor para o país não é o justo para o serviço e o servidor público brasileiro. As mudanças certamente servem apenas para garantir os votos necessários para passar a reforma no plenário da Câmara.
Mesmo que a reforma passe na Câmara, existe a probabilidade da PEC não passar pelo Senado, que tem se mostrado mais duro em negociações com o governo Bolsonaro.
Vamos acompanhando a evolução desse processo e ficando de olho. Lembrando que quem votar a favor da PEC 32, não volta.