Professore(a)s filiado(a)s ao APUBHUFMG+ debateram a possibilidade de integração ao ANDES-SN

O APUBHUFMG+ declara seu interesse permanente pela mobilização de sua base na luta por melhores condições de trabalho, pelos demais direitos da categoria e por políticas públicas orientadas para a construção de uma universidade pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada | Foto: Acervo APUBHUFMG+.
No dia 09 de abril de 2025, foi realizado evento programado para discutir e decidir sobre a proposta de integração política, funcional e financeira do sindicato ao ANDES-SN. O formato adotado buscou ampliar a participação da base, promovendo momentos de debate e colheita de votos ao longo do dia (manhã e tarde), nos campi da Pampulha, em Belo Horizonte, e do Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros.
A programação e os critérios de participação foram divulgados previamente por edital publicado no jornal Estado de Minas, no dia 05 de abril de 2025, bem como pelos canais institucionais habituais. Para participar da votação, os(as) filiados(as) deveriam apresentar documento com foto e assinar a lista de presença, garantindo controle e lisura ao processo.
Conforme previsto no edital e em estrita observância ao Estatuto do APUBH, a apuração dos votos somente ocorreria após a verificação do quórum estatutário necessário para a instalação da Assembleia Geral Extraordinária. Nos termos do artigo 19 do Estatuto, é exigida a participação mínima de 5% dos(as) filiados(as) aptos(as) a votar para deliberação sobre alteração estatutária.

O evento teve caráter de debate e de esclarecimento, contribuindo para o aprofundamento dos aspectos associados à proposta de integração do APUBH ao ANDES-SN | Foto: Acervo APUBHUFMG+.
Encerrado o período de votação, procedeu-se à conferência das assinaturas, constatando-se que não foi atingido o quórum mínimo de 135 filiados(as) aptos(as) a votar. Foram 97 votos coletados no Auditório Nobre do CAD 1 do Campus Pampulha e 16 votos coletados no Auditório do Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.
Diante disso, a assembleia não foi formalmente instalada, e os votos foram descartados, conforme anunciado previamente aos que se fizeram presentes no início dos períodos de debate nos dois campi utilizados. Ante a não instalação formal da assembleia, não houve qualquer deliberação a respeito de possíveis novos encaminhamentos, embora a diretoria tenha escutado sugestões dos presentes e declarado que os avaliaria, posteriormente. Assim, o evento teve caráter de debate e de esclarecimento, contribuindo para o aprofundamento dos aspectos associados à proposta de integração do APUBH ao ANDES-SN.
O APUBHUFMG+ declara seu interesse permanente pela mobilização de sua base na luta por melhores condições de trabalho, pelos demais direitos da categoria e por políticas públicas orientadas para a construção de uma universidade pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada.