Nota de apoio à deputada Bella Gonçalves e às vereadoras Iza Lourença e Cida Falabella
O Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH manifesta sua solidariedade à deputada Bella Gonçalves (Psol) e às vereadoras de Belo Horizonte, Iza Lourença e Cida Falabella (Psol), que, na última semana, foram ameaçadas de morte e estupro. Não é a primeira vez que a deputada e a vereadoras são vítimas de ataques criminosos.
Tais ameaças são a face mais nefasta de uma crescente série de crimes de violência de gênero, neste caso, com viés político, que tem ameaçado a atuação e a permanência na política de parlamentares mulheres, pretas, trans e lgbtqiapn+, não somente em Minas Gerais, mas em todo o país. É um ataque direto àquelas e aqueles que corajosa e incansavelmente vêm lutando pelo respeito à vida, aos direitos humanos, à dignidade, à inclusão, à igualdade de oportunidades, enfim, a democracia, e o direito de ter e exercer seus direitos.
É premente que todas as providências cabíveis sejam tomadas pelos órgãos responsáveis de proteção à vida, bem como pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Câmara Municipal de Belo Horizonte, a fim de implementar medidas para garantir a integridade da deputada e das vereadoras e seus familiares e assegurar que possam, com segurança, continuar a exercer o seu mandato. É igualmente urgente que a Polícia Civil de Minas Gerais e demais órgãos competentes investiguem as causas e origem das ameaças (mandantes e executores) para que se proceda o devido julgamento dos criminosos de acordo com a Lei. Nós vivemos em uma sociedade livre e democrática e lutaremos para que continue assim.