Notícias

Entidades de pesquisa e ciência farão ato contra os cortes do governo Bolsonaro

Na esteira da proposta de cortes de 92% no orçamento para a ciência, tecnologia e inovação, que afetará diretamente as bolsas de apoio à pesquisa e projetos já previstos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), serão realizados atos públicos em várias cidades do país no dia 26 de outubro.

As mobilizações se darão em formato misto virtual e presencial. Os atos estão sendo convocados pela Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), que é coordenada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e por entidades estudantis, como a Associação Nacional de Pós Graduação (ANPG) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). A intenção é protestar contra os cortes no orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).

Em Belo Horizonte, o ato reunirá entidades da comunidade científica e da educação do estado, como a ANPG, UNE, APG-UFMG, APG-PUC, APG-Fiocruz Minas, APG-Cefet MG, DCE-UFMG, Sindifes, Sind-Cefet, Inteligência Coletiva, SBPC, dentre outros, além de mandatos parlamentares do campo progressista. O ato irá ocorrer a partir de 11h do dia 26 de outubro na praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com tenda de divulgação científica e pressão aos parlamentares sobre a seriedade das pautas da educação, ciência e tecnologia. Haverá também um ato virtual, às 14 horas, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, que está sendo organizado com a ICTP.br  e pretende  trazer parlamentares e representantes de outras entidades.

Nós, do APUBHUFMG+, participaremos do ato e convidamos todos os filiados, as filiadas e toda a categoria a participar do ato. É de extrema importância somar forças neste momento de obscurantismo e de desinvestimento criminoso em educação, ciência e tecnologia. É com a nossa mobilização que frearemos os subsequentes ataques do governo Bolsonaro.