Em debate do APUBHUFMG+, vice-presidenta da UNE e presidenta da ADUFABC abordaram universidade e sociedade

O 2º debate do ciclo contou com a presença da estudante Daiane Araújo (vice-presidenta da UNE) da professora Maria Caramez Carlotto (presidenta da ADUFABC). A mediação ficou a cargo do professor Helder de Paula (presidente do APUBHUFMG+) | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.
O APUBHUFMG+ prossegue com a realização do Ciclo de Debates “A universidade que o Brasil precisa”. Na tarde da última quarta-feira (28/05), discutimos o tema “Que projeto de Brasil precisa da universidade pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada?”, com a presença da estudante Daiane Araújo, vice-presidenta da UNE (União Nacional dos Estudantes), e a professora Maria Caramez Carlotto, presidenta da ADUFABC (Associação de Docentes da UFABC – Seção Sindical do ANDES-SN).
A mediação do debate ficou a cargo do professor Helder de Paula, presidente do APUBHUFMG+. Promovida no CAD 03 da UFMG, sendo transmitida ao vivo pelo canal do sindicato no Youtube. Confira o vídeo: https://bit.ly/450yafk
Abrindo o 2º debate do Ciclo, o professor Helder ressaltou a extrema relevância dessa discussão diante do momento atual. Como ele pontuou, em meio às ameaças de redução das verbas das universidades federais, as diferentes categorias acadêmicas promovem mobilizações concomitantes em defesa da recomposição orçamentária. Cabe ressaltar, inclusive, que esse movimento conta com o apoio e a participação ativado APUBHUFMG+.

Daiane Araújo assumiu a vice-presidência da UNE em 2023 e tem atuado ativamente pela implementação e manutenção das políticas de assistência estudantil visando a garantir a permanência de estudantes, especialmente os oriundos da classe trabalhadora, nas instituições de ensino superior públicas e privadas. | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.
Em sua exposição inicial, Daiane Araújo ponderou sobre como, na atual conjuntura, é preciso reposicionar o movimento de luta da classe trabalhadora. Ela apontou, nesse sentido, a “tarefa de empurrar esse governo à esquerda”, disputando o projeto político e economia, que vem sendo implementado no terceiro mandato de Lula.
A vice-presidente da UNE destacou o compromisso de luta, assumido pelo movimento estudantil em âmbito nacional, em torno da inauguração de um novo ciclo de democratização das universidades brasileiras. Para a estudante, a universidade possui papel estratégico, uma vez que abriga espaço para a construção do pensamento crítico e disputa da hegemonia da sociedade.

Maria Carlloto é atual presidente da Associação de Docentes da UFABC. Ao longo dos anos, a professora tem promovido uma importante reflexão na defesa de uma universidade pública, democrática, dialógica, com condições dignas de trabalho para seus(suas) servidore(a)s docentes e técnico-administrativo(a)s | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.
Prosseguindo com o debate, Maria Caramez Carlotto pontuou como, apesar de suas contradições, o atual governo foi responsável por estancar o processo de privatização da educação, em meio à onda neoliberal em curso nos últimos anos no Brasil e no restante do mundo.
Ainda assim, a presidenta da ADUFABC destacou a necessidade de implementação de uma política permanente de Estado destinada ao financiamento da Universidade Pública. Algo fundamental, ainda segundo ela, para garantir o pleno funcionamento e desenvolvimento do meio acadêmico, sem ficar à mercê de políticas econômicas sazonais e nem depender de acordos com parlamentares.
Após as falas das debatedoras, a palavra foi passada para a manifestação das pessoas da plateia. As convidadas, por sua vez, responderam e comentaram as exposições apresentadas. Houve, assim, uma profunda e necessária troca de ideias.
Fique por dentro dos meios de comunicação do sindicato para saber quais serão os próximos convidados e temas a serem abordados nesse ciclo de debates, e participe ativamente das discussões. A categoria docente da UFMG tem muito a contribuir para a transformação estrutural da sociedade, partindo da construção de um projeto de universidade que contribua para esse processo.