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Democracia e Ensino nas Universidades – Tema discutido no 2º dia da 12ª Semana do Servidor da UFMG

No dia 25, a programação da 12ª Semana do Servidor da UFMG prosseguiu com a Mesa: “Democracia e Ensino nas Universidades”, que contou com a participação do APUBH, na pessoa da Vice-Presidenta do APUBH, Profa. Analise de Jesus da Silva e com a mediação da Diretora de Finanças do Sindicato, a Profa. Marly Nogueira.

A professora Analise iniciou sua fala denunciando os aspectos nefastos de medidas como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Emenda Constitucional 95 ou a reforma do Ensino Médio, que dificultam e em muitos casos, impedem o acesso de jovens periféricos às Universidades, destacando a importância que servidores e educadores têm na luta pela preservação e continuidade do Ensino Público, demarcando o lado em que a categoria sempre esteve, o lado da Educação e da Democracia!

A professora Analise fez um apanhado legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), descrevendo quais são as premissas, objetivos, deveres e direitos da área de Educação, seus profissionais e sua relação com o Estado e a sociedade. A professora destacou ainda o papel do EJA (Educação de Jovens e Adultos) como fator democratizante da Educação.

Citando o exemplo de sua pesquisa sobre os egressos da Educação de Jovens e Adultos na UFMG, ela comentou a dificuldade de mapear estes estudantes e como a quantidade de alunos que concluíram a educação básica, em uma rede pública para adultos é muito abaixo do que o esperado, explicita a diferença de acesso à Educação, tão recorrente na sociedade brasileira.

A professora Analise concluiu sua fala com 3 propostas para uma construção de Educação Democrática na UFMG:

  • Mapeamento dos estudantes egressos no ato da matrícula;
  • Ampliação do diálogo da formação de docentes com a comunidade da Educação Básica, para melhor conhecimento dessas realidades;
  • Criação de um Grupo de Trabalho ampliado (pessoas gestoras, reitorias, docentes, discentes, técnicos administrativos) para elaborar e pensar alternativas efetivas para democratizar o acesso ao ensino desde a ponta da educação básica.

Assista a fala da Professora Analise e dos demais convidados e convidadas no Canal CAC UFMG no YouTube: https://bit.ly/3TXg05h