APUBH entrega ao prefeito de BH abaixo-assinado defendendo o isolamento social
O documento reúne 947 assinaturas de docentes da UFMG e UFSJ apoiando manutenção e o reforço das medidas sanitárias para conter o avanço da pandemia da Covid-19
Um abaixo-assinado defendendo a manutenção do distanciamento social e o reforço de medidas sanitárias, como equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde, foi entregue ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, na tarde desta segunda-feira (18/5). A iniciativa é do APUBH UFMG+ e reúne a assinatura de 947 professoras e professores da UFMG e do Campus Ouro Branco – UFSJ. O documento pode ser conferido na íntegra neste link.
O documento reitera a seriedade necessária para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e se opõe a medidas de flexibilização do distanciamento social, como a retomada de atividades comerciais. A justificativa é baseada em dados científicos que demonstram que o país está no estágio ascendente da curva de contágio, contabilizando grande número de óbitos e infecções, e também na grande subnotificação que está ocorrendo devido à baixa disponibilidade de testes. O abaixo-assinado ainda defende a eficácia do distanciamento social além de medidas individuais, como lavar as mãos corretamente e utilizar máscaras, e clama por políticas de proteção econômica para a população.
O encontro dos representantes do APUBH foi mediado pelo prof. Unaí Tupinambás, integrante do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte. A vice-presidenta do APUBH, Profª. Marisa Barbato, entregou o documento e relata a receptividade do prefeito de BH. “Manifestamos a preocupação dos professores da UFMG pela ascensão da curva de infectados e óbitos decorrentes da Covid-19 e que não acreditamos numa economia que se prevaleça às vidas. Também estamos satisfeitos e apoiamos a atuação do poder público municipal no enfrentamento da pandemia. Graças às ações baseadas em ciência, os números em BH estão muito mais baixos do que em outras cidades”.
Confira a repercussão do abaixo-assinado na imprensa:
O Tempo – Professores da UFMG fazem abaixo-assinado a favor de manter isolamento social
Estado de Minas – COVID-19: atuação de Kalil recebe apoio de 947 professores da UFMG