Acontece no APUBH, Notícias

APUBHUFMG+ presente na 13ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG

A Semana de Saúde Mental da UFMG e Inclusão Social da UFMG relembra o movimento e a luta da Reforma Psiquiátrica, que implantou uma nova tipologia no campo da saúde mental, transformando o tratamento de pessoas com sofrimentos mentais, substituindo o modelo tradicional de internação em manicômios, por uma rede de atenção psicossocial na comunidade. 

 O símbolo dessa luta é um grande cavalo azul de madeira e papel machê, que foi construído, em 1973, nas oficinas artísticas que aconteciam ao longo do processo de libertação dos internos. Na época, Franco Basaglia era diretor do antigo manicômio de Trieste e implantava medidas para a desinstitucionalização. A escultura, batizada de Marco Cavallo, tornou-se símbolo da luta pelo tratamento em liberdade, pelo encontro entre a loucura e a sociedade, pela inclusão, pela reforma psiquiátrica.

Somando nessa luta e homenagem, o APUBH UFMG+ está presente na organização 13ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, juntamente com a comissão de Saúde Mental, com a Universidade de Direitos Humanos e demais órgãos internos e externos à Universidade. O Sindicato compôs a programação da Semana com três atividades focadas na relação entre a saúde mental e as condições de trabalho.

A Campanha “Saúde Mental no Trabalho Importa” visa provocar, sensibilizar e trazer à tona aspectos corriqueiros do trabalho acadêmico, especialmente para docentes, que podem ser fonte de adoecimentos no trabalho. A campanha será composta por distribuição de folders e adesivos nas unidades acadêmicas, juntamente com intervenções artísticas! Os materiais a serem distribuídos foram produzidos de forma cuidadosa, afetiva e criativa e fazem uma releitura e homenagem ao grande símbolo da luta: Marco Cavallo. As intervenções acontecerão em horários e locais diversos na Universidade ao longo da semana, fiquem atentas(os)! Participe da campanha! Saúde mental no trabalho depende de condições dignas! 

Há também a atividade “Piquenique das Mães Cientistas – Roda de conversa sobre maternidade e vida acadêmica”, que será um momento de diálogo entre pessoas mães (ou não) sobre essa temática pouco debatida no âmbito da Universidade e que tem grande impacto no cotidiano e saúde mental de quem precisa conciliar cuidados com filhas e filhos e a vida acadêmica, seja como discente, docente, técnica(o) ou trabalhadora(or) terceirizada(o). O evento acontecerá no dia 13 de maio (terça), a partir de 14h, no gramado do ICB (entre o ICB e o CAD1). Traga sua toalha para se sentar no gramado e venha se juntar a essa roda e tomar um café com troca de experiências e afetos. Forneceremos o lanche do piquenique!

Nessa ocasião contaremos com a presença da professora Fernanda Antunes Carvalho, do departamento de botânica do Instituto de Ciências Biológicas, mãe, com grande afinidade e sensibilidade para a temática da conciliação de cuidados de filhos e vida acadêmica. Autora do projeto Parentalidade no ICB. Também estará presente Raquel Zanatta Coutinho, mãe, professora do Departamento de Demografia, do Instituto de Geociências da UFMG, que desenvolve pesquisas nas áreas de Fecundidade, Saúde Sexual e Reprodutiva, Família e Curso de Vida.  Contaremos, ainda com a discente Laura Maciel Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Demografia no Cedeplar/UFMG, autora da pesquisa: “… aconteceu tudo do jeito que tinha que acontecer”: gravidez e maternidade na adolescência na perspectiva das mulheres de 30 com ensino superior em Belo Horizonte.

O APUBH propôs, ainda, uma palestra com o tema “Saúde Mental e Trabalho: uma relação indissociável” com a professora Maria Elizabeth Antunes Lima, que é professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e uma das principais referências sobre a temática no país, com formação e pesquisas na área. A mesa contará com a mediação da professora Maria Stella Brandão Goulart, ex presidente do APUBH UFMG+, profa. do Departamento de Psicologia da UFMG e coordenadora do CIAO – Centro de estudos ítalo-brasileiro Franca e Franco Basaglia. A palestra acontecerá no dia 15 de maio, às 14h, no auditório 107 do CAD3. 

Para garantir certificado de participação, é necessário fazer inscrição pelo site: https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/userlogin/login. Porém, caso queira participar sem se inscrever, não há restrição. Junte-se a nós! Aguardamos cada uma e cada um na 13ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.

Convidamos toda comunidade acadêmica e externa para essas e demais atividades da 13ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.

 

SAIBA MAIS:

UFMG promoverá a 13ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social

‘Ainda lutamos aqui’ é tema da 13ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI.