Acontece no APUBH, Notícias

Vem aí, a V Semana Negra do APUBH

Com o tema “Desafios na construção da democracia brasileira”, o APUBHUFMG+ promove nos dias 27 e 28 de novembro, a sua V Semana Negra.

A programação conta com debates com importantes expoentes do movimento negro local e nacional. No dia 27 de novembro, a mesa de abertura contará com a participação da diretoria do APUBH, SINDIFES, DCE/UFMG e de docentes da UFMG. Em discussão estará a seguinte questão: Qual é o Impacto das políticas sociais (política de cotas) para os docentes, os técnico-administrativos e os estudantes na UFMG? Quanto falta avançar?

Em seguida, Vera Lúcia Santana Araújo, advogada, integrante da Coordenação Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia-ABJD e cotada para vaga no STF fará o debate sobre os “Desafios da luta em defesa das mulheres negras, da igualdade racial e pela democracia”.

Já no dia 28 de novembro, Luiz Paulo Bastos, Coordenador-Geral de Políticas para a Juventude Negra – Ministério da Igualdade Racial (MIR)  fará uma palestra sobre a “Criação do Ministério de Igualdade Racial no pós-reacionarismo: desafios e perspectivas”.

Nos dois dias do evento, após as palestras haverá debate, sessão de perguntas e atividades culturais. A V Semana Negra do APUBH acontece no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Campus Pampulha) e haverá emissão de certificado de participação. A participação é sujeita à lotação do espaço. Os interessados podem se inscrever pela Plataforma Sympla a partir do dia 14/11.

História da Semana Negra APUBH

Em 2019, o sindicato promoveu a I edição da Semana Negra do APUBH propondo uma discussão sobre o ingresso e a participação de negras e negros na Educação Superior.

Em 2020, a II edição da semana ocorreu virtualmente, em decorrência da pandemia da Covid 19. A II Semana Negra, promoveu uma reflexão sobre a presença de negros e negras na universidade pública, com destaque para o ingresso, a permanência e a conclusão dos respectivos cursos para graduandos e pós-graduandos, além da discussão sobre a inserção de servidores negros e negras e sua participação nos espaços de gestão na Educação Pública em nível Superior.

Realizada de 22 a 26 de novembro de 2021, a III Semana Negra aconteceu, também, em formato virtual e tratou das questões que afetam a formação escolar de negros e negras, em seus diferentes âmbitos, e as experiências de ensino e prática da cultura de origem africana no país.

A IV edição da Semana Negra foi realizada  de 16 a 19 de novembro, e ocorreu em formato hibrido (virtual e presencial), debatendo a existência e a resistência das pessoas pretas e pardas nas universidades, nas escolas e nos espaços de produção de conhecimento, como um todo.