Acontece no APUBH

Professores da UFMG aprovam paralisação das atividades no dia Nacional do Basta, 10 de agosto

Professores da UFMG aprovaram por unanimidade paralisação e ato no dia 10 de agosto contra os Cortes na Ciência, Tecnologia, Saúde e Educação.  A decisão de participar do Dia Nacional do Basta foi tomada em assembléia realizada nesta terça, às 12h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Foi a primeira assembleia convocada pela nova gestão da APUBH, eleita em maio deste ano.

Com a decisão, a APUBH se junta aos demais sindicatos docentes do país, cuja motivação para o protesto ganhou força na semana passada, com a publicação da nota do Conselho Superior da Capes ao MEC que alertou para o risco de corte de quase 200 mil bolsas de estudo e pesquisa em 2019.  A nota deflagrou uma onda de protestos de docentes, estudantes,  agências de fomento, associações e sindicatos docentes e entidades ligadas à pesquisa, ciência e tecnologia no país.

As atividades do Dia Nacional do Basta serão realizadas conjuntamente com o Sindifes e o movimento estudantil da UFMG. A programação será divulgada em breve.  Dentre as ações aprovadas para o dia 10/08  está a publicação de moção de repúdio ao corte orçamentário em educação, ciência e tecnologia e a organização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa sobre os cortes  na Universidade pública.

Dia Nacional do Basta – 10 de agosto

Protesto convocado pelas principais centrais sindicais do país, contando com a adesão das associações cientificas e profissionais, em protesto contra o desemprego, contra as reformas trabalhista e da previdência, contra a Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), contra os cortes de investimentos em saúde, educação, ciência e tecnologia e contra a retirada de direitos. As atividades do dia Nacional do Basta serão realizadas em todas as capitais do país. Em Belo Horizonte, a concentração será na Praça Afonso Arinos, às 11h.