Acontece no APUBH

Nota de apoio à Deputada Estadual Andréia de Jesus (PSOL/MG)

A deputada estadual e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, está sofrendo ameaças em suas redes sociais pelo simples fato de ter indagado sobre  a operação policial ocorrida em Varginha (MG), no dia 31 de outubro, que resultou na morte de 26 pessoas. Foram, no mínimo, mensagens de 35 perfis diferentes em redes sociais, caluniando e ameaçando a deputada, simplesmente por ter exercido a sua função enquanto presidenta da Comissão de Direitos Humanos e ter pedido investigações sobre a ação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

Em uma das mensagens, houve, inclusive associações com Marielle Franco, executada em 2018: “você vai ver o que lhe espera. Vamos te matar. Seu fim será igual ao de Marielle. Pra tu ficar de exemplo”, disse o(a) extremista. A deputada levou todas as mensagens à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil e contará com escolta a partir da cooperação da Polícia Legislativa da Assembleia de Minas Gerais e polícias Civil e Militar. Lutadora, a deputada afirmou em entrevista coletiva que não vai deixar de cumprir as agendas políticas, apesar das ameaças.

Nós, do APUBHUFMG+ nos solidarizamos com a deputada Andréia de Jesus e nos revoltamos com as ameaças que, inclusive, fazem zombaria com o nome de Marielle Franco que foi executada barbaramente, por motivos políticos. Toda e qualquer ação violenta  da polícia e de civis  deve ser investigada pelas autoridades competentes e não serão extremistas que cessarão, com suas ameaças,  o  importante e necessário trabalho desempenhado pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG. Desejamos a deputada Andréia de Jesus toda a força, e conclamamos  às autoridades competentes o máximo zelo para chegar aos criminosos cibernéticos, assim como cuidar  da segurança pela vida da deputada.

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022