Acontece no APUBH, Notícias

Marcha a Brasília: o protesto de servidores federais na Esplanada dos Ministérios

Fotos de Liana Lobo e Eliane Ferreira

A categoria docente da UFMG segue fortalecendo o movimento grevista na universidade. Além das discussões em nossa base, também levantamos as nossas bandeiras de luta na capital federal. Na manhã da última quarta-feira (17/04), estivemos presentes e atuantes na Esplanada dos Ministérios. Caravanas com representantes do Setor Público de todo o país protagonizaram a Marcha a Brasília. Essa foi uma ação da Jornada de Luta da categoria, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE).

Cabe lembra que estamos às vésperas de uma nova etapa da negociação com o Poder Executivo. Por isso mesmo, a Marcha ocorreu em meio a um momento fundamental da mobilização da categoria, em que professores e técnico-administrativos da rede de educação federal. Assim, seguimos mobilizados pela recomposição salarial, valorização e reestruturação das carreiras dos servidores e das servidoras públicas federais, pela equiparação de benefícios entre as carreiras, pela revogação das normativas do governo Bolsonaro que destroem os direitos trabalhistas.

A comunidade acadêmica da UFMG somou forças às mobilizações, com a presença docentes, TAEs e estudantes. Além de sua atuação nos protestos, o APUBHUFMG+ ainda apoiou financeiramente o transporte para o local do movimento discente da universidade. Os técnico-administrativos da universidade, que fazem parte da base do SINDIFES, também somaram forças ao movimento.

A participação da categoria foi mais uma importante ação que faz parte de nossa luta coletiva. Cada vez mais, devemos ocupar todos os espaços necessários para que a nossa voz seja ouvida. O Estado não deve estar a serviço do mercado financeiro, mas de seu povo. E para melhorar a qualidade da prestação de serviço para a população, o Poder Público precisa começar pela valorização dos servidores e das servidoras. Continuamos em luta!