João Carlos Salles, ex-reitor da UFBA, é o primeiro convidado do Ciclo de Debates do APUBHUFMG+ “A Universidade que o Brasil precisa”
No dia 24 de abril (quinta-feira), às 15h, receberemos João Carlos Salles, professor titular do Departamento de Filosofia e ex-reitor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) para o debate “Ser docente em uma Universidade Pública”. A iniciativa do APUBHUFMG+, a ser promovida no Auditório B106 do CAD 3, dará início ao Ciclo de Debates “A Universidade que o Brasil precisa”. ALém disso, haverá transmissão ao vivo através do canal do APUBHUFMG+ no YouTube.
O convidado já ocupou a presidência da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), além de estar à frente da reitoria da UFBA à época do golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff. Em falas recentes, João Carlos Salles tem refletido criticamente sobre a diminuição das verbas de Estado destinadas às universidades públicas, assim como sobre as interferências neoliberais e autoritárias no meio acadêmico. Algo que, como explica o professor, tende a comprometer o trabalho de excelência desenvolvido por estas instituições.
“Não estaremos livres de ameaças, nem mesmo quando virarmos a página de autoritarismo e obscurantismo. Pois não é de hoje que nossa sociedade, autoritária e excludente, faz negociações para esvaziar a autonomia da universidade e lhe comprometer a sustentação”, definiu Salles, em entrevista concedida ao Jornal da Rádio Metropole.
Ciclo de Debates “A Universidade que o Brasil precisa”
Ao promover o Ciclo de Debates “A Universidade que o Brasil precisa”, o APUBHUFMG+ busca envolver a comunidade acadêmica no debate sobre a função social cumprida pela Universidade Pública, assim como o papel das instituições de ensino superior na construção de uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática. Uma discussão que se torna ainda mais relevante no momento atual, em que nos preparamos para a escolha do Reitorado que estará à frente da UFMG no quadriênio 2026-2030. Também é um momento oportuno, uma vez que a UFMG se prepara para a comemoração dos seus 100 anos e o nosso sindicato 50 anos de atividades em defesa da carreira docente e da universidade pública.
Fique por dentro dos meios de comunicação do sindicato para saber quais serão os próximos convidados e temas a serem abordados nesse ciclo de debates, e participe ativamente das discussões. Também nos envie temas que gostariam que fossem discutidos. A categoria docente da UFMG tem muito a contribuir para a transformação estrutural da sociedade, partindo da construção de um projeto de universidade que contribua para esse processo.