Acontece no APUBH

Grito das Excluídas e dos Excluídos 2023: APUBHUFMG+ na luta pela valorização do Serviço Público

Na última quinta-feira (07/09), o Grito das Excluídas e dos Excluídos chegou à sua 29º edição. Desde 1995, movimentos sindicais, populares e sociais protagonizam atos públicos, em todo o país, com o lema principal “Vida em primeiro lugar”. E neste ano, colocamos a luta por justiça social em discussão, levantando o mote “Você tem fome e sede de quê?”. Na verdade, a manifestação teve um valor simbólico ainda maior, por ser a primeira edição após a derrota nas urnas do projeto neoliberal, que tanto aprofundou as desigualdades sociais no país.

Aqui em Belo Horizonte, os manifestantes e representantes de movimentos sindicais e populares, assim como de mandatos políticos progressistas, se reuniram na Praça Vaz de Melo, embaixo da passarela da Lagoinha. No local, os representantes dos movimentos sindicais e populares, assim como de mandatos progressistas, se alternaram ao microfone para intervenções políticas. O APUBHUFMG+ fez parte deste momento do Grito, na figura de sua presidenta, professora Maria Rosaria Barbato.

Em sua fala na concentração, a professora chamou a atenção para o abismo das desigualdades sociais. Ela lembrou o fato de que, ainda hoje, milhões de pessoas no país continuam sem acesso a recursos básicos, como água potável e tratamento de esgoto. Além do mais, o bolsonarismo contribuiu para o retorno do país ao mapa da fome, com grande parte da população sem dispor de alimentos ou em insegurança alimentar.

A professora ressaltou que, diante do aprofundamento das desigualdades no Brasil, a implementação de políticas públicas sociais se torna ainda mais necessária. E é, justamente, através do trabalho desenvolvido pelo funcionalismo público que o Estado cumpre esse papel junto à sociedade. Por tudo isso, em meio a discussão sobre justiça social, o APUBHUFMG+ também levantou a bandeira da valorização do Serviço Público.

Em diversas falas, foram reafirmadas a luta contra as privatizações e a defesa do serviço público. Nesse sentido, foram denunciadas as tentativas do governado Zema, bem como as tentativas de privatização da Copasa e da Cemig. As manifestações chamaram a atenção, ainda, para as demandas da população em situação de rua. Nesse sentido, ocorreu o lançamento da Frente em Defesa de Direitos da População em Situação de Rua.

Saindo da praça, a multidão seguiu em passeata pelas ruas da Lagoinha até a Pedreira Prado Lopes, até chegar à Ocupação Pátria Livre, onde foi montado um palco para apresentações culturais. Em uma ação para arrecadar fundos, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD) promoveu a venda do Tropeiro Solidário. O prato tipicamente mineiro foi produzido pela organização do Grito com doações, incluindo a contribuição do APUBHUFMG+. A entrega das doações de ingredientes para preparação do Tropeiro Solidário foi realizada na semana passada, pela presidenta do sindicato.

Atualmente, o Brasil passa por um processo de reconstrução democrática. Longe de significar um momento de descanso, contudo, devemos reafirmar a nossa luta. Apenas através da nossa capacidade de organização e mobilização coletiva poderemos construir uma sociedade que seja, de fato, igualitária, justa e inclusiva.

 

GALERIA DE FOTOS: 07/09/2023 | 29º Grito das Excluídas e dos Excluídos: https://tinyurl.com/mtmh3pzh