Acontece no APUBH

Gestão Diálogo, Solidariedade e Luta tomou posse no dia 15/10

 

 

Posse da diretoria do APUBHUFMG+ eleita para o biênio 2024/2026 do: Gestão Diálogo, Solidariedade e Luta | Foto: Acervo APUBHUFMG+.

No dia 15/10, a gestão Diálogo, Solidariedade e Luta tomou posse para o biênio 2024-2026 em cerimônia realizada no Baticum Tendinha Cultural. Foram empossados os membros eleitos da Diretoria Executiva, Diretorias Setoriais (Aposentadoria e Memória; Arte e Cultura; Ciência, Tecnologia e Educação; Saúde, Acolhimento e Diversidade), do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes. A eleição ocorreu nos dias 27 e 28 de maio deste ano.

A posse foi prestigiada pela categoria docente da UFMG, por familiares do(a)s diretoria recém-empossada, assim como por membros da reitoria da universidade, por representantes de diversos movimentos sindicais e sociais.  Estiveram presentes representantes de 26 entidades: Sinasefe, SindEletro, Sindicato dos Correios de MG, Sinpro, Sindágua, SindUte, Sindifes, Sindados, Sindsep-MG, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, CUT, CTB, Intersindical, MST, MTD, MAB, MAM, MBP, MMM, FEPEMG, OAP, LPS, Brasil de Fato, Levante Popular da Juventude, Brigadas Populares e UNE.

Presidindo a mesa, agora ex-presidente do APUBH, professora Maria Rosaria Barbato falou sobre os desafios políticos, econômicos, sociais e da saúde enfrentados durante a sua gestão, especialmente, a pandemia da covid 19 e o governo Bolsonaro com suas políticas nefastas de destruição da educação, da saúde, da ciência e da universidade pública. Barbato agradeceu o apoio e a confiança depositados em sua gestão e seu trabalho “em defesa do APUBH e dos interesses da categoria mesmo em situações incômodas”, bem como ressaltou a luta para levar o sindicato de volta ao ANDES-SN.

Em seu primeiro discurso como presidente do APUBH, o professor do Colégio Técnico da UFMG, Helder de Figueiredo e Paula apresentou a sua chapa e explicou cada uma das palavras que a identificam: diálogo, solidariedade e luta.  Leia o discurso de posse na íntegra: Discurso de Posse_final

“A palavra solidariedade recebeu destaque na denominação da nossa gestão porque nós queremos um sindicato que atue na orientação, no cuidado e na assistência da nossa base docente, mediante o acompanhamento das condições de trabalho dentro de todas as 20 unidades acadêmicas da UFMG e a prestação de bons serviços jurídicos. Quem é sindicalizado nunca está sozinho! As palavras diálogo e luta também receberam destaque porque, para nós, o principal papel de uma diretoria sindical é o de dialogar com sua base”, disse Figueiredo.

O novo presidente falou ainda sobre alguns dos desafios na luta sindical e política que a nova gestão enfrentará. Entre eles, o de aumentar a mobilização da base docente e fazer com que esta participe mais ativamente das lutas empreendidas pelo sindicato na defesa de seus direitos. “Nossa gestão avaliará a possibilidade de financiar uma pesquisa para compreender por que tantos colegas que não se mobilizam, não participam das nossas lutas, não nos procuram para conversar, não abraçam de peito aberto a defesa da universidade pública e da carreira docente. Precisamos descobrir como aumentar o nível de mobilização da nossa categoria e como contribuir para que exista organização da luta sindical nas unidades acadêmicas”, explicou.

A reitoria da UFMG foi representada pelo vice-reitor, professor Alessandro Fernandes Moreira e pela Pró-reitora de Recursos Humanos, professora Maria Márcia Magela Machado. O vice-reitor parabenizou a nova gestão e ressaltou a importância da manutenção do diálogo entre o sindicato e a universidade, lembrando a necessidade de alcançar os professores e as professoras recém-ingressos na UFMG e da retomada da parceria no trato das questões de saúde mental docente. “Desejo todo sucesso e as portas sempre estão abertas, como sempre estiveram, um diálogo sempre franco e coerente em que a gente continue juntos nessa luta, naqueles espaços que a gente precisa preencher para defender a nossa universidade”, disse Moreira.

Presentes nas falas de todos os representantes de associações, sindicatos e movimentos sociais e sindicais que fizeram uso da fala durante a cerimônia estiveram os votos de uma gestão profícua, solidária, combativa e atuante na luta pela garantia dos direitos da categoria docente e pela manutenção do estado democrático, dos direitos sociais e por uma sociedade e um país mais justos e igualitários.

Confira a galeria de fotos:

15/10/2024 | Solenidade de Posse da Gestão 2024/2026 do APUBHUFMG+