Acontece no APUBH

Fora Governo Bolsonaro Racista! 20 de novembro é dia de estar nas ruas pelo fim do genocídio do povo negro

O 20 de novembro é emblemático no país. Trata-se do Dia da Consciência Negra tradicionalmente é um dia marcado pela luta dos Movimentos Negros Nacionais e, agora, ganha o reforço das entidades sociais, políticas e educacionais por todo o Brasil. O dia faz alusão ao assassinato de Zumbi dos Palmares, ocorrido neste dia em 1695. Zumbi foi o líder do maior e mais organizado quilombo da era colonial brasileira, que resistiu bravamente à escravidão.

Este ano, além dos movimentos negros, as mais de 100 entidades que compõem a Frente Fora Bolsonaro convocam a toda a população a estar mais uma vez nas ruas, no próximo dia 20 de novembro (sábado), para marchar contra o racismo estrutural, pelo fim do governo Bolsonaro e por melhores condições de vida para a Classe Trabalhadora.

Uma luta pela democracia precisa estar diretamente atrelada à luta anti-racista. Não há avanço social ou político com a perpetuação do racismo. O povo negro foi o mais atingido e prejudicado com a pandemia de COVID-19 no país. Morreu pela fome, pelo vírus, pelas mãos de um Estado violento e genocida. Por isso, neste novo dia de luta, o protagonismo das negras e negros envolvidos nessa construção é tão importante.

A participação de todas e todos é fundamental para termos uma manifestação de peso e com avanços para essa luta tão importante.

Em Belo Horizonte, o ato acontece na Praça da Liberdade, a partir das 15h. O APUBH UFMG+ se junta a diversas outras entidades estudantis e populares para a construção de mais um ato de rua para levar à comunidade essa discussão tão importante. O sindicato organizou plantão para distribuição de materiais (camisetas, bandeiras, faixas e máscaras Pff2) na sexta-feira, 19 de novembro, de 10h as 12h e de 13h às 17h.

Professor, professora, participe! A luta é todos nós!

Continue acompanhando as redes sociais do Sindicato para saber como será o ato na cidade.