Acontece no APUBH

Filiado(a), participe das eleições para a próxima gestão do sindicato!

O sindicato é a principal instância representativa de cada categoria. A participação da(o)s filiada(o)s em processos deliberativos assembleares e nas ações desenvolvidas pelo sindicato é a garantia que as vozes de cada trabalhadora e trabalhador estão sendo consideradas desde as deliberações e ações aprovadas.

Estar filiado no sindicato guarda valores práticos. Nesse sentido, destaca-se aumentar o poder de negociação e de pressão das trabalhadoras e trabalhadores, organizados como classe, frente aos empregadores. Se conquistamos direitos trabalhistas, que vão desde a instituição das férias até os reajustes salariais, essa é uma conquista da mobilização coletiva de trabalhadores. Apenas, através da luta da classe trabalhadora que é possível conquistar, manter e garantir o cumprimento de seus direitos.

Além disso, há motivos políticos para que optemos por nos unir à entidade que nos representa. Em um espaço livre e democrático, como é próprio do movimento sindical, promovemos o encontro com nossos pares, permitindo que as nossas subjetividades se manifestem e se encontrem no coletivo.

E no nosso caso, como integrantes do funcionalismo federal e, ainda mais, como docentes de uma universidade pública, a organização de classe tem papel especial. Afinal, é através do trabalho das servidoras e servidores, que o Estado chega à população. Assim, em nossa atuação coletiva também nos manifestamos em defesa da garantia do acesso aos direitos constitucionais.

Por tudo isso, nós convidamos as professoras e os professores a conhecerem e fazerem parte do trabalho desenvolvido pelo APUBHUFMG+. E uma das formas de assegurar esta participação é participar de assembleias. Estas são o principal espaço deliberativo do sindicato, em que, através da exposição, confronto e debate de ideias, busca-se o consenso sobre as ações a serem tomadas pela entidade. As assembleias são responsáveis por definir, por exemplo, a realização de greves, a adesão a paralisações e o ajuizamento de ações coletivas.

Outra ação fundamental a ser desempenhada por filiadas e filiados é a participação nas eleições para definir os membros da diretoria geral, do conselho fiscal e do conselho de representantes – este último, aberto durante o processo eleitoral para inscrição de filiadas e filiados, para que, sendo eleitos, possam contribuir em diálogo com a diretoria geral do sindicato. Como entidade representativa da categoria, cabe aos integrantes desta categoria escolher aqueles que irão compor o sistema diretivo do sindicato. A participação nas eleições, assim como nas assembleias, é elemento constitutivo para que uma entidade de classe seja, de fato, representativa e democrática.

O Sindicato é construído, coletivamente, pela presença e atuação de cada filiada e cada filiado!

Fortaleça a luta da nossa categoria! Participe da Eleição do sindicato para o biênio 2022-2024: a votação ocorre nos dias 30 e 31 de maio!