Acontece no APUBH

Esperança Formação Solidária e Geração de Trabalho e Renda para os Catadores de Materiais Recicláveis

Projeto desenvolvido em Montes Claros capacita catadores em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte dos projetos selecionados pelo Edital de Solidariedade do APUBH UFMG+ 2021.

Projeto Esperança Formação Solidária e Geração de Trabalho e Renda para os Catadores de Materiais Recicláveis realizou, em Montes Claros | Fotos: Yanca Daniele Tolentino / Paulo Thiago Almeida Xavier / Denise Aguiar.

O projeto Esperança Formação Solidária e Geração de Trabalho e Renda para os Catadores de Materiais Recicláveis realizou, nos dias 02, 04, 07 e 09 de dezembro, o ciclo de formação e capacitação de catadoras e catadores dos galpões (Monte Sul, Guarujá, Santos Reis e Vilage do Lago) de coleta seletiva em Montes Claros. Iniciativa da Associação de Moradores do Bairro Guarujá, o projeto foi selecionado pelo Edital de Solidariedade do APUBH UFMG+ 2021 em novembro e recebeu apoio financeiro para realização do ciclo de formação e a aquisição de equipamentos e insumos.

Com duração de 8 horas/aula, os participantes foram capacitados para produção de sabão e temperos caseiros e estimulados à prática da economia solidária a fim de gerar trabalho e renda. Durante a capacitação, os catadores e as catadoras também aprenderam sobre a importância da economia solidária e educação financeira.

Denise Marcelina, uma das responsáveis pelo projeto, explicou que, nas formações, “nós levamos para eles os benefícios que foram descritos no projeto, fizemos a entrega de liquidificador, dos produtos para confeccionar os temperos, fizemos a oficina de duas receitas de temperos diferentes e a receita do sabão sustentável”. Ela ainda completou dizendo que o sabão é produzido com óleo reutilizado de cozinha e caixas de leite.

Outro ponto destacado por Marcelina foi a importância do Edital de Solidariedade do APUBH 2021. “Essa parceria nossa junto com vocês chegou em um momento oportuno em vários eixos, o eixo do fortalecimento da economia, no fortalecimento do vínculo, das ações solidárias, da solidariedade, da partilha”, disse.

“Muitas famílias aqui, bem como as famílias de catadores, ainda estão sentindo os reflexos da pandemia, muitos não cataram no período da pandemia, ficaram em isolamento. Muitas são famílias de dois grupos que precisam de assistência, muitos catadores são idosos e por outro lado são famílias numerosas, com muitos filhos, muitos netos, então esse recurso veio para fortalecer tanto a economia dessas famílias, como também para trabalhar um pouco o fortalecimento do vínculo, dessa solidariedade, desse contato, que ficamos muito tempo sem nesse período de isolamento”, comentou, ainda se referindo ao edital do APUBH.

Confira as imagens da formação nos quatro galpões de coletiva seletiva.

Fotos: Yanca Daniele Tolentino / Paulo Thiago Almeida Xavier / Denise Aguiar.