Acontece no APUBH

Encerramento da Semana do Servidor da UFMG discute saúde no ambiente de trabalho

O APUBH, representado por sua presidenta, professora Maria Stella Brandão, participou da mesa redonda que encerrou a Semana do Servidor da UFMG de 2019, no dia 25 de outubro, no auditório da Reitoria. Participaram do evento, entre outros, a pró-reitora de Recursos Humanos, professora Maria Márcia Magela Machado; a Pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leônor Gonçalves; a professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG Lívia de Oliveira Borges e a coordenadora geral do Sindifes, Cristina Del Papa.

A mesa redonda foi aberta pela reitora da UFMG, professora Sandra Goulart. Em sua exposição, a reitora afirmou que os ataques à educação e a ciência públicas vindos de esferas governamentais atingem a todos, inclusive os direitos do servidor público federal, e que devem ser respondidos com união e diálogo. “A luta será grande, e nós temos que estar unidos para isso. E a nossa luta tem que ser pela educação pública, gratuita, de qualidade e referência no nosso estado e no nosso país”, finalizou.

A Pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leônor Gonçalves, foi a responsável pela organização geral da Semana do Servidor. Em sua fala, ela ressaltou o apoio das entidades na realização da programação e também a produção de estudos científicos sobre a saúde dos trabalhadores da UFMG, que possibilita a proposição de atividades e intervenções para a prevenção de adoecimento na comunidade de servidores. “Eu acredito que o esforço conjunto da PRORH e das entidades vai trazer mudanças significativas, nos próximos anos, para os trabalhadores da UFMG”, afirmou.

Em sua fala, a professora Stella agradeceu o convite para integrar a mesa e pontuou o trabalho colaborativo para a realização da Semana do Servidor.  Ela destacou a relação histórica do movimento sindical com a preocupação com a saúde dos trabalhadores, e afirmou que “cuidar da saúde é um ato político”, tanto física quanto mental. Stella também elogiou o fortalecimento de ações pautando a saúde dos trabalhadores pela PRORH e do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador- DAST, além de convidar para as aulas de Lian Gong que estão sendo realizadas na sede do sindicato. “É o corpo que vai para as manifestações, é o corpo que sofre a dinâmica de trabalho”, ressaltou a presidenta do APUBH.

Encerrando a mesa com a apresentação do estudo “Condições de trabalho, valores humanos e saúde mental”, que foi realizado entre 2015 e 2019 com servidores da UFMG, a professora Lívia ressaltou os resultados da pesquisa, que relaciona uma endemia de adoecimentos mentais com a maneira que os servidores percebem suas condições de trabalho. Segundo ela, esses problemas não são isolados ou individuais: “Se essas doenças se tornaram endêmicas, é porque suas causas estão no local de trabalho das pessoas. Então, são necessárias medidas de caráter coletivo, para que se transformem em políticas institucionais da UFMG”, concluiu.