Acontece no APUBH

Em defesa da Universidade Pública, docentes da UFMG vão paralisar as atividades no dia 18/10

Assembleia Geral Extraordinária Presencial e Eletrônica, convocada pelo APUBHUFMG+ para o dia 13 de outubro, no Auditório do COLTEC/UFMG | Foto: Anderson Fabiano / APUBHUFMG+.

As professoras e os professores da UFMG vão aderir à paralização do dia 18 de outubro (terça-feira), contra os cortes orçamentários em Educação e nas áreas de Ciência, Tecnologia e Educação e em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária Presencial e Eletrônica, convocada pelo APUBHUFMG+ para última quinta-feira (13/10), no Auditório do Colégio Técnico – COLTEC/UFMG.

Aberta em primeira chamada, às 10h30min, e em segunda chamada, às 11h, a mesa foi composta pela diretoria do Sindicato, com a presença da secretária geral, professora Maria Luiza Grossi, do diretor financeiro Eliezer Raimundo e da vice-diretora financeira Marly Nogueira. A assembleia desta quinta-feira dá sequência às ações que haviam sido aprovadas na assembleia realizada dois dias antes (11/10), no mesmo Auditório.

No espaço da assembleia dedicado a informes, foi dito que, atendendo à deliberação da assembleia anterior, a categoria integrou a ação de panfletagem no Parque Municipal, no dia 12 de outubro. Com a presença de 15 professoras e professores, o movimento conseguiu provocar reflexões nos eleitores ainda indecisos. Em seguida, foi a vez do informe Comissão de Mobilização da UFMG em Defesa da Universidade e da Democracia , instaurada também na última assembleia. Docentes que integram a Comissão estão se organizando para realizar uma atividade de conscientização da comunidade acadêmica, por meio da passagem em sala de aula para debater as propostas e os históricos dos candidatos às eleições de 2022.

Encerrados os informes, a vice-diretora financeira do sindicato fez um rápido contexto referente à paralisação e seu simbolismo. A partir daí, iniciou-se a deliberação sobre a paralização, em defesa da universidade pública, gratuita, científica e de qualidade diante dos sucessivos cortes e bloqueios orçamentários impostos pelo Governo Federal.

A professora Marly informou, ainda, sobre a participação do APUBHUFMG+ na assembleia de estudantes da universidade, no dia 10 de outubro. Dentre os encaminhamentos, a categoria discente solicitou a participação da categoria docente ao ato de paralisação que vai ocorrer na próxima semana, terça-feira, dia 18/10. Prosseguindo com a assembleia, o diretor financeiro do APUBHUFMG+ realizou a leitura da conjuntura política e social do país, bem como da educação pública..

Deliberações

Após amplo debate, as professoras e professores presentes aprovaram um conjunto de ações que integram a mobilização da categoria. Assim, ficou definido o envio de representantes docentes para participarem da reunião no Comitê Central do Lula, que ocorreu no mesmo dia da assembleia. Dentro das ações de convocação para o dia da paralização, a categoria concordou com confecção e fixação de cartazes nas unidades acadêmicas, contendo informações sobre o ato, que terá concentração na Praça Afonso Arinos, no centro de Belo Horizonte, às 17 horas. Além disso, foi aprovada a circulação de carro-de-som no Campus Pampulha, na sexta-feira (14/10) e na segunda-feira (17/10), veiculando mensagens sobre a paralisação.

Já no dia da paralisação, 18/10, a categoria aprovou a realização de um “barulhaço”, para mobilizar a comunidade acadêmica nos campi. Ainda dentro das mobilizações do dia, foi aprovada a montagem de Tenda do APUBH no local do ato, com infraestrutura para a categoria docente e demais participantes, assim como realizado em outros dias de luta. Outro ponto levantado diz respeito ao custeio de ônibus, para o transporte de estudantes e docentes do Campus Pampulha até o local de realização do ato.

Pensando no processo contínuo de mobilização e na necessidade de conscientização da população, a assembleia aprovou a elaboração de boletim que exponha a conjuntura dos cortes nos últimos dois anos. A proposta é que as informações sejam expostas de modo didático, contribuindo para o entendimento de todas e todos.

Professoras e professoras presentes reforçaram, ainda, a necessidade de reavivar o espírito de luta na universidade, inspirados pela movimentação n o ano de 2016. Ainda no estímulo à mobilização, foi levantada a importância de reforçar as ações de panfletagem para divulgação dos dados que expressam o descaso para com a universidade pública. Além disso, acentuou-se a necessidade de união com outras forças políticas para a realização do ato na próxima semana.

As professoras e os professores da UFMG seguem mobilizados e atuantes em defesa da Universidade Pública, das Ciências e da Democracia. Bolsonarismo nunca mais!

 

#ForaGovernoBolsonaro