Acontece no APUBH

Eleições no APUBH: Chapa TRAVESSIAS NA LUTA é eleita para gestão 2020/2022

Cerimônia de apuração dos votos foi transmitida ao vivo, nesta sexta-feira (09/10).

O APUBH UFMG+ realizou, na manhã desta sexta-feira (09/10), a cerimônia de apuração dos votos das eleições do sindicato para a gestão 2020 /2022. A cerimônia foi transmitida ao vivo, por meio do Canal do APUBH no Youtube. A contagem dos votos confirmou a vitória da Chapa “TRAVESSIAS NA LUTA: Defender, Mobilizar, Ousar, Sonhar”, para a Direção Geral (diretorias executiva e setoriais) e para o Conselho Fiscal. A cerimônia revelou ainda os nomes escolhidos para compor o Conselho de Representantes de Unidades.   Assista ao vídeo completo: https://youtu.be/nFSGtSkVJ0Q

A votação ocorreu nos dias sete e oito de outubro de 2020. Atendendo às recomendações de distanciamento físico, devido à pandemia de Covid-19, o sindicato realizou a sua primeira votação através de recursos eletrônicos. A eleição ocorreu por meio da plataforma virtual HeliosVoting*, desenvolvida pelo professor Jeroen Antonius Maria van de Graaf, do Departamento de Ciência da Computação do ICEx-UFMG.

Cerimônia de apuração dos votos

A presidenta do APUBH, professora Maria Stella Goulart iniciou a cerimônia, agradecendo aos envolvidos nesse processo. Ela ressaltou o trabalho da Comissão Eleitoral e da equipe que desenvolveu o sistema utilizado, bem como das funcionárias e funcionários do sindicato.  “Hoje, nós estamos fazendo uma reunião muito importante de apuração referente ao processo eleitoral do APUBH, que nos dá um horizonte dos próximos anos de trabalho. E a minha tarefa aqui não pode ser diferente do que agradecer e fazer as devidas deferências para as pessoas que colaboraram para a construção desse processo importantíssimo”, disse. “Os meus sinceros agradecimentos à Assessoria Jurídica do APUBH, que garantiu a institucionalidade deste processo tão complexo”, reforçou.

“É a primeira vez que nós fazemos um procedimento dessa ordem e, se pudéssemos resumir esse esforço todo, a palavra seria aprendizado. Foi um profundo aprendizado para todos nós, foram muitos desafios”, analisou. A presidenta do Sindicato disse ainda que o processo eleitoral “sintetizou o espírito da caminhada até aqui na nossa gestão, que teve como tarefa ‘dialogar, criar e resistir’. Nós poderíamos realmente enfatizar o espírito da criatividade, o esforço enorme que exigiu muito diálogo e entendimento, diante de um cenário tão difícil – greve dos Correios, pandemia e a sequência de três ministros da Educação, que não nos deram sossego ao longo de todo esse período”.

O processo de contagem dos votos foi conduzido pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Ricardo Wagner. O professor Jeroen de Graaf,desenvolvedor da plataforma virtual, realizou a contagem dos votos, que pôde ser acompanhada por todas e todos. Finalizando a cerimônia, o presidente da comissão agradeceu e parabenizou o empenho das e dos docentes envolvidos no processo eleitoral, bem como do setor jurídico do APUBH.

Momento de transição

A atual presidenta do sindicato cumprimentou as professoras e professores que compuseram a chapa vencedora das eleições, incluindo as diretorias executiva e setoriais e o Conselho Fiscal. Devido ao momento conturbado que atravessamos, uma extensão emergencial da atual gestão foi aprovada em assembleia da categoria docente. “Agora que já temos uma nova diretoria eleita, faremos todo o possível para empossá-la o mais rapidamente possível, festejando a travessia e sustentando a nossa capacidade de resistência e luta”, conclamou. “Agradeço a todas as filiadas e filiados que participaram das eleições e que nos auxiliaram a atravessar esse período extraordinário de extensão do nosso mandato e a concluir a bom termo a nossa gestão”, pontuou.

“As travessias na luta são muitas”

A professora Maria Rosaria Barbato, presidenta eleita, afirma que “a nova diretoria eleita para gestão do APUBH 2020/2022 está muito feliz com o resultado das eleições, com uma votação extremamente expressiva”. “Entendemos essa votação como aprovação do trabalho feito, pela gestão que está saindo, e de confiança no trabalho que será feito pela nova gestão. E nós não queremos decepcionar essa confiança. Nossa pretensão é ampliar e nos aproximarmos mais da nossa base, fazer uma gestão ampla e participativa”, afirmou.

Sobre o conturbado momento de realização das eleições, que ocorreu em cenário de pandemia, a professora da Faculdade de Direito comenta que essa realidade “nos tirou da zona de conforto e nos obrigou a nos reinventarmos, a usar as redes sociais para a campanha das eleições. Não foi fácil. Neste momento, os docentes estão em uma sobrecarga de trabalho e também é um momento que exige resistência aos ataques que aí estão, como por exemplo a Reforma Administrativa”.

Essas dificuldades, no entanto, ainda segundo ela, contribuíram para fortalecer os laços entre os envolvidos e a reforçar o seu compromisso de luta. “A construção foi absolutamente linda. Todos nós conversamos com bastante gente, ao longo dessa caminhada. Trocamos ideias, ouvimos relatos, conhecemos o sofrimento dos professores da nossa universidade. Então é junto que a gente quer responder às demandas e aos anseios dos colegas para lutar contra a precarização do trabalho, por uma universidade pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada e presencial”, reforçou.

“As travessias na luta são muitas. Nós sabemos que não será fácil e que nós não podemos nos conformar. A luta pede a inconformidade, pede sair do lugar e pede, sobretudo, a potência do coletivo. É com esse coletivo que a gente quer avançar”, pontuou. “Mais uma vez agradecemos, nós da nova diretoria,  agradecemos a todos e a todas pela confiança”, finalizou.

 

*Helios Voting

A confiabilidade do sistema de votaçãoHeliosVoting já foi reconhecida pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que já o adotou anteriormente. De acordo com o esclarecimento publicado pela universidade, o sistema “faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto (descriptografar o voto) individual de cada eleitor. Assim, suas principais características são privacidade (ninguém sabe em quem se votou, a não ser o próprio eleitor); rastreabilidade (cada eleitor tem um número rastreável de seu voto); e comprovação (sistema de código aberto que pode, portanto, ser auditável)”. Ainda segundo o texto, “o Helios já foi avaliado por especialistas qualificados e por isso utilizado por grandes organizações, incluindo sociedades científicas e profissionais além de inúmeras Instituições de Ensino Superior”.

Confira o vídeo sobre a segurança do sistema: https://youtu.be/lEO4rdg928A