Acontece no APUBH

‘É impossível pensar a democracia sem pensar a educação pública’, avaliou Jandira Feghali, em debate na UFMG

Deputada federal integrou discussão na universidade, com participação do APUBH e do ex-reitor Jaime Ramirez

Debate “Desafios ao ambiente democrático e à educação pública”

O APUBH, representado pela presidenta, professora Maria Stella Brandão, compôs a mesa do debate “Desafios ao ambiente democrático e à educação pública”, realizado nesta segunda-feira (07/10) no auditório 1 da Face/UFMG. A mesa foi coordenada pelo Professor Mário Rodarte, da Diretoria de Ações sindicais e carreiras docentes do APUBH e Coordenador do programa Contradição: programa de formação do pensamento crítico. O evento contou com a participação da deputada federal Jandira Feghali, do ex-reitor da UFMG professor Jaime Ramirez e integrantes do movimento estudantil universitário.

Em sua fala, a presidenta do APUBH fez uma apresentação da pauta do sindicato e uma análise da conjuntura política da educação.Ela pontuou uma série de ofensivas vindas do governo Bolsonaro, como o “Future-se”, a crise nas agências de fomento e os cortes propostos na Lei de Orçamento Anual (LOA) para 2020. A professora disse que, apesar dos constantes ataques à educação pública superior, o momento atual faz com que as pessoas tenham maior entendimento das dinâmicas parlamentares, o que proporciona a oportunidade de ocupar e construir a luta em novos espaços. No encerramento de sua fala, a professora afirmou que, no atual ambiente político, se faz necessário apelar para os afetos de todas e todos a fim de fortalecer a luta com vigor e alegria.

Em seguida, Jaime Ramirez fez um balanço da conjuntura política desde os protestos de 2013, passando pelo impeachment da presidenta Dilma até as eleições municipais de 2016. O ex-reitor aproveitou a ocasião para desmontar diversas falácias sobre as universidades federais, como a relação com o setor privado, com relatos de sua própria experiência.

Em sua exposição, a deputada federal Jandira Feghali iniciou dizendo: “É impossível pensar a democracia sem pensar a educação pública”. Em seguida, fez um paralelo entre acontecimentos recentes da política brasileira com o poder do capital e a luta de classes. Segundo ela, a propagação do neoliberalismo vem transformando, além da economia, também a sociedade. Segundo Jandira, o aspecto mais grave do neoliberalismo é o individualismo, com o incentivo da concorrência das relações humanas, com uma competição marcada entre vencedores e perdedores. Após a análise, afirmou que tal política só pode ser enfrentada com a construção de frentes amplas em defesa da democracia, reafirmando as bandeiras da liberdade e da educação pública e democrática.