Convocação para o Ato Político-Cultural “SEM ANISTIA, BOLSONARO NA CADEIA”
No dia 30 de março (domingo), a partir das 9 horas, ocorrerá em Belo Horizonte um ato político-cultural que visa pressionar as instituições do Estado a não conceder anistia aos responsáveis pela trama golpista arquitetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O ato contará com a participação de artistas de todas as áreas, assim como integrantes de baterias e blocos de carnaval, pois a cultura também é uma arma importante de luta.
A trama recente mostra a importância de não nos esquecermos dos golpes já realizados no Brasil, como é o caso do golpe cívico-militar de 1964, que instaurou uma ditadura no Brasil até 1985 e que completa 61 anos do seu início nesse 1º de abril de 2025.
É imperativo que sejam devidamente julgados e, eventualmente, punidos aqueles responsáveis por arquitetar o assassinato do presidente e vice-presidente eleitos em 2022, bem como de um ministro do Supremo Tribunal Federal. O ataque de 8 de janeiro de 2023, que resultou na invasão e depredação dos edifícios dos Três Poderes, foi apenas um episódio de um conjunto de ações orientadas para a abolição do estado democrático de direito.
Com a aceitação da denúncia pela Primeira Turma do STF, os golpistas, incluindo Jair Messias Bolsonaro, se tornaram réus por crimes graves. Podemos estar diante da primeira condenação de militares envolvidos em tentativa de golpe da história da nossa frágil e limitada democracia.
A diretoria do APUBHUFMG+ estará presente. Una-se ao seu sindicato e participe do ato! Para que não se esqueça! Para que nunca mais aconteça! Sem anistia!
Programação do Ato:
– Concentração: 9h na Praça da Independência (Av. Afonso Pena, 951)
– Praia da Estação antifascista (Na Praça da Estação): A partir das 10h, com diversas atividades culturais.