Acontece no APUBH, Notícias

ATUAL DIRETORIA DO ANDES QUER FAZER DO APUBHUFMG+ MASSA DE MANOBRA

O APUBHUFMG+ é sindicato autônomo, detentor de registro sindical próprio e não constitui seção sindical do ANDES. Portanto, o ANDES por meio de suas seções sindicais não detém competência estatutária ou constitucional para convocar assembleia de professores e professoras da base do APUBHUFMG+.

A atual Diretoria do ANDES convocou uma Assembleia dos professores da UFMG se valendo de norma de seu Estatuto que permite à Regional intervir em caso de omissão da seção local e convocar assembleia para eleição de delegados para o Congresso do ANDES.  Porém, como definido no processo de registro sindical (nº 46211.013028/2007-15) e o próprio ANDES reconheceu no último pleito eleitoral,  o APUBHUFMG+ não é seção local da referida entidade. Trata-se de absurda e indevida ingerência sindical na administração de sindicato formalmente constituído – nesse caso o APUBHUFMG+ – querendo fazer do nosso sindicato massa de manobra no processo de realização do 42º Congresso ANDES, a acontecer no final do próximo mês.

Como informado para o APUBHUFMG+ pelo próprio ANDES na sua última eleição, apesar do processo de reaproximação das entidades, “atualmente, o(a)s docentes são sindicalizado(a)s de outro sindicato, com carta sindical própria”. Com este fundamento, o ANDES excluiu a categoria dos professores da UFMG do pleito eleitoral, indeferindo pedido realizado pelo APUBHUFMG+ para que os seus filiados, professores da UFMG, participassem do processo eleitoral do sindicato nacional ocorrido em 2023.

Constata-se, assim, que o ANDES tem adotado posturas contraditórias e confusas em relação ao APUBHUFMG+ e à categoria dos professores e professoras da UFMG, com as quais, oportunisticamente, em diversas ocasiões, viola o processo de construção democrática com a base.

A Diretoria do APUBHUFMG+, enquanto representante legal da entidade sindical que congrega professores e professoras da UFMG, repudia tal postura do ANDES na tentativa de “forçar” maliciosamente, eventual retorno do APUBHUFMG+ ao ANDES, ainda não autorizado em legítima assembleia da categoria, bem como levar ao 42º Congresso da entidade nacional, o maior número possível de seus representantes para aprovação das teses do “ANDES pela base” – que compõe o quadro político da atual diretoria do ANDES, como se nosso sindicato fosse  vinculado ao ANDES.

A Diretoria do APUBHUFMG+ reafirma a necessária união de forças e colaboração institucional entre sindicatos na luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade social e científica e pela efetivação dos direitos da classe trabalhadora, porém, repudia atos ardilosos e de ingerência da atual diretoria do ANDES, que comprometem e fragilizam o delicado trabalho de elucidação da base que o APUBHUFMG+ vem cuidadosamente fazendo visando um eventual retorno do APUBHUFMG+ ao sindicato nacional, fruto de escolha livre, informada, consciente e democrática dos professores da UFMG.

Diretoria do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBHUFMG+