Assista à série de vídeos com trechos do debate sobre paridade em eleições para a reitoria

Mesa Redonda “Três experiências de paridade em eleições para reitoria das IFES”, promovida pelo APUBHUFMG+ em parceria com o SINDIFES e o DCE, no dia 25 de junho | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.
O APUBHUFMG+ prossegue com os esforços para ampliar, junto à comunidade universitária, o debate sobre a relevância de implementar a paridade na escolha do reitorado que estará à frente da UFMG. Com essa proposta, o sindicato publica uma série de vídeos curtos no Youtube, com análises e depoimentos de uma docente, uma TAE e uma estudante, que integram diferentes universidades, onde a consulta para a gestão de suas instituições ocorre de maneira paritária. Clique aqui para assistir no canal do APUBHUFMG+.
Nestes shorts, trazemos trechos da Mesa Redonda “Três experiências de paridade em eleições para reitoria das IFES”, promovida pelo APUBHUFMG+ em parceria com o SINDIFES e o DCE, no dia 25 de junho. Assim, os vídeos contam com falas de: Maristela Piedade, técnica-administrativa da UFRGS e coordenadora do ASSUFRGS; Joana Ferreira do Amaral, professora da UFOP e ex-integrante da diretoria da Seção Sindical do ANDES-SN na mesma instituição; e Ana Emília Carvalho de Souza, mestranda na UFRB.
O Conselho Universitário da UFMG pretende discutir esse tema ainda neste ano. Além do que, aproxima-se o processo de escolha do Reitorado da UFMG para o quadriênio 2026-2030. Apesar disso, a categoria docente da universidade não definiu, até agora, uma posição coletiva sobre a paridade.
Diante desse cenário, o APUBHUFMG+ convida o professorado da universidade a assistir aos vídeos, assim como a deixar comentários e compartilhar os shorts com colegas docentes. Vamos aprofundar e ampliar esse debate, para que a nossa categoria esteja apta a definir uma posição coletiva sobre o tema.