Acontece no APUBH

Assembleia do APUBHUFMG+ (06/06) aprovou paralisação no dia 09/06 contra os cortes orçamentários da educação pública e por reposição salarial

As professoras e professores da UFMG vão paralisar as suas atividades e participar das mobilizações contra os cortes do orçamento federal para a educação e em defesa da Universidade Pública, assim como da reposição salarial para o funcionalismo público, na próxima quinta-feira (09/06). Essa foi uma deliberação da Assembleia do APUBHUFMG+, reunida presencialmente na manhã desta segunda-feira (06/06), no Auditório Carangola da Faculdade de Filosofia de Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG. Docentes dos campi de ICA/UFMG e de UFSJ/Ouro Branco e aposentados participaram da assembleia de modo virtual.

A assembleia deliberou ainda que, na pauta do dia nacional de luta, a categoria também se manifeste contra a cobrança de mensalidade em universidades públicas, as privatizações aprovadas pelo governo Bolsonaro, a reforma trabalhista e o teto de gastos. Definiu-se também que, assim como em manifestações anteriores, o sindicato deve somar forças às demais entidades da Educação. As bandeiras de luta, em comum destas entidades, contemplam a oposição aos cortes orçamentários e a defesa da reposição salarial emergencial para o funcionalismo público de 19,99%, ao mesmo tempo que inclui a denúncia do aumento do custo de vida e da reincidência da fome no país, assim como a defesa da vida.

Ampliando a discussão sobre os cortes orçamentários, uma vez que essa questão afeta a toda a comunidade acadêmica, a assembleia abriu espaço para a fala de representantes dos estudantes e dos técnico-administrativos em Educação. No ponto de pauta destinado aos informes, tiveram a palavra a estudante Carol Leal, do DCE/UFMG, e a TAE Cristina del Papa, do SINDIFES.

Deliberações

A categoria aprovou a realização de uma assembleia no dia da paralisação (09/06), como forma de mobilização da categoria. Essa assembleia será promovida no local da concentração para o ato público do dia 09/06, em Belo Horizonte, na Praça Afonso Arinos, às 15h30 em primeira convocação e às 16 horas em segunda e última convocação. Dentro da programação de luta do dia da paralisação, as professoras e professores distribuirão panfletos informativos sobre os efeitos dos cortes orçamentários e a necessidade de valorização do funcionalismo e do setor público. Essa atividade será promovida nas portarias da universidade, no primeiro horário da manhã, em conjunto com os demais setores da comunidade acadêmica – estudantes e técnico-administrativos em Educação.

As/os estudantes irão divulgar, na passagem em salas de aula, os encaminhamentos da assembleia, com o objetivo de somar forças na manifestação contra os cortes da educação e seus impactos na UFMG. O APUBHUMG+, junto ao DCE e ao SINDIFES,  disponibilizará ônibus para levar os estudantes para o ato do dia 09/06. E ainda nas atividades do ato, o sindicato deve prestar auxílio financeiro e organizacional para iniciativas artísticas e culturais que deverão ocorrer durante o ato. Também em conjunto com os três setores da universidade, a assembleia aprovou a publicação de uma nota conjunta, solicitando à reitoria que seja adiada a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) prevista para acontecer no dia 09/06.

Para além da mobilização do dia de paralisação, foi deliberado ainda que o sindicato financie materiais de divulgação, como outdoors e vídeos para redes sociais, para criticar os cortes orçamentários no MEC, que contrastam com o desperdício de verbas públicas, que vem sendo gastas no cartão corporativo do presidente e para a promoção de shows de celebridades, de motociatas e de passeios de jet-ski.

APUBHUFMG+ integrou audiência da Câmara dos Deputados sobre cortes nas universidades

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública virtual, nesta segunda-feira (06/06), para tratar da realidade enfrentada pelas universidades públicas federais do Brasil. O APUBHUFMG+ esteve presente na audiência, na figura de sua vice-presidenta, a professora Analise de Jesus da Silva.

Sendo realizada em paralelo à Assembleia do APUBHUFMG+, a audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados tirou os seguintes encaminhamentos, que foram lidos para a categoria docente: a) “reforçar os dados trazidos na audiência e o chamado para o dia 9 de junho contra os 16,5 bilhões de cortes nas verbas destinadas à educação pública; b) aprovar requerimento marcando audiência pública com o Ministério da Economia; c) entregar os requerimentos das entidades da Educação e o relatório da audiência de hoje ao ministro Paulo Guedes; d) denunciar mais um corte na Agricultura Familiar – a redução  de 59 milhões para 89 mil reais, lembrando que a merenda escolar deve ser adquirida dessa produção e que, portanto, é sim pauta da Educação e, consequentemente, corte transversal na Educação”, segundo relato da professora Analise Silva, do APUBHUFMG+”.

A audiência contou ainda com a presença da professora Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG. Em sua fala na assembleia docente do dia 06/06 da qual participou após o término da audiência na Comissão da Câmara dos Deputados, a reitora defendeu a necessidade de recomposição do orçamento da universidade pública, que se encontra, atualmente, com recursos equiparáveis aos do ano de 2009.

 

SAIBA MAIS | Jornal da Ciência: Cortes na ciência e na educação deixaram as universidades públicas em situação calamitosa, denuncia presidente da SBPC