APUBHUFMG+ estreia a Coluna “Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Artes em Pauta” do site nacional do sistema de comunicação popular Brasil de Fato
Nesta quinta-feira, 27 de março de 2025, o APUBHUFMG+ estreou a Coluna “Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Artes em Pauta” no sistema de comunicação Brasil de Fato (BdF), que se destaca pela pluralidade de vozes e pela diversidade de colunistas que atuam em diferentes áreas do conhecimento e discutem questões contemporâneas. No BdF há colunas individuais, mas também abriga colunas coletivas, coordenadas por sindicatos, núcleos de pesquisa e movimentos populares.
Nossa Coluna no BdF será publicada quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, e terá como objetivo principal expressar a opinião de convidados pelo sindicato sobre temas relevantes que permeiam o universo acadêmico e social. Também faremos a divulgação dos textos da Coluna nos instrumentos de comunicação utilizados pelo nosso sindicato.
O primeiro texto da coluna foi escrito por José Luiz Quadros, professor da Faculdade de Direito e Ciência do Estado da UFMG: clique aqui para ler. José Luiz faz parte da diretoria de Arte e Cultura do APUBH e seu texto aborda um tema de grande relevância histórica: o golpe cívico-militar de 1964. Este evento marcou profundamente a trajetória do Brasil e provocou impactos significativos nas instituições de ensino superior.
A coluna surge como uma importante ferramenta de comunicação e mobilização, alinhada à campanha permanente do APUBHUFMG+ pela valorização da universidade, da ciência, da cultura e da educação pública. A Coluna dará visibilidade às lutas travadas por docentes e coletivos da nossa base. Queremos que a própria comunidade acadêmica, bem como a sociedade em geral conheçam as ações que estão sendo desenvolvidas na nossa universidade e que podem contribuir para a transformação social.
Assim, por exemplo, questões como a luta ambiental, a defesa dos direitos humanos e a promoção da igualdade racial são temas que merecem destaque e que serão abordados em nossa coluna. Acreditamos que a universidade deve ser um espaço de resistência e de construção de alternativas que nos levem a uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática, bem como à intensificação da produção de conhecimentos necessários ao desenvolvimento do nosso Brasil como um país soberano.
Convidamos todos a acompanharem nossa Coluna no BdF e abraçarem a luta por uma universidade popular, pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.