Acontece no APUBH, Notícias

APUBHUFMG+ apoia a 6ª edição do Novembro Negro UFMG

APUBHUFMG+ apoia a realização do Novembro Negro UFMG 2023: “Ancestralidade e coletividade: Aquilombar para permanecer” | Foto: APUBHUFMG+.

Na última segunda-feira (20/11), ocorreu a abertura institucional da 6ª edição do Novembro Negro UFMG. As atividades, no entanto, já vêm acontecendo desde o início do mês e seguem até a próxima semana. A data foi escolhida de modo simbólico, por se tratar do Dia da Consciência Negra, uma homenagem à resistência do povo negro. Assim como nas edições anteriores, o APUBHUFMG+ é uma das entidades que apoiaram e construíram coletivamente a programação.

Em 2023, o evento da universidade propõe a discussão sobre o tema: “Ancestralidade e coletividade: Aquilombar para permanecer”. Com essa proposta, a universidade debate  os avanços conquistados, assim como a resistência contra os retrocessos, refletem a longa história de luta coletiva das pessoas pretas e pardas no país. E assim, a organização coletiva, na universidade e em toda sociedade, possui papel decisivo para dar continuidade à luta daqueles que pavimentaram o caminho até aqui.

A mesa de abertura foi composta pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Márcia Magela Machado, a pró-reitora adjunta Leonor Gonçalves, a diretora de Políticas de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Paula Rita Bacellar Gonzaga, a diretora de Governança Informacional, professora Joana Ziller de Araújo Josephson, assim como Maria Rosária Barbato, do APUBH, Cristina del Papa, do SINDIFES, e Luiz Geraldo de Oliveira, da ASSUFEMG. .

A Semana do Servidor, em sua terceira edição construída coletivamente entre a administração centra da Universidade e sindicatos e associações tem por objetivo promover e fortalecer o diálogo construtivo com os de servidores docentes e técnicos administrativos da educação.

Na sequência, com a presença de Abrahão de Oliveira Santos, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e de Suellen Fraga, presidenta do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG) abriu-se a mesa “Ancestralidade, Memória e Saúde Mental da População Negra”.

Ainda naquele dia, o Novembro Negro promoveu o memorial em homenagem às servidoras e aos servidores negras e negros da UFMG. Esta foi uma oportunidade para relembrar e saudar as trabalhadoras e os trabalhadores negras e negros que, participaram da construção da UFMG. . Inclusive, destaca-se que a própria comunidade acadêmica escolheu as pessoas a serem homenageadas.

O APUBHUFMG+ integrou esse momento, sendo representado pelo professor Eliezer Costa, integrante do Conselho de Representantes de Unidades do sindicato. | Foto: APUBHUFMG+.

As homenagens foram entregues aos familiares dos servidores, pelas mãos de representantes de sindicatos de servidores e de setores da universidade. O APUBHUFMG+ integrou esse momento, sendo representado pelo professor Eliezer Costa, integrante do Conselho de Representantes de Unidades do sindicato.

As atividades continuam até o próximo dia 30. Neste ano, a edição conta com shows, palestras, mesas redondas e outras atividades. Para saber mais, acesse a página do Novembro Negro UFMG: https://www.ufmg.br/novembronegro/