Acontece no APUBH

APUBH estará presente no Cortejo Afroindígena de Encerramento do Novembro Negro da UFMG

Desde o dia 3.11, estamos realizando o Novembro Negro da UFMG edição 2022 saudando aquelas pessoas que no passado abriram caminhos, afrouxaram ferrolhos, romperam poderosos empecilhos e expandiram espaços para que hoje pudéssemos estar em uma UFMG cada dia mais plural. Agradecemos, também a estas pessoas por nos ensinarem que a resistência cotidiana é necessária, que cada luta se faz mais leve se é feita em coletivos e que cada vitória é de todo o quilombo.

Trazemos para essa edição do Novembro Negro de 2022 o tema: “Permanecer para avançar: o que vem, já está aqui!”, pois já estamos mesmo. Estamos e avançaremos na conquista das condições objetivas à permanência de pessoas negras, indígenas, pobres no âmbito da UFMG.

Com a condução do mestre Maurício Tizumba e do Tambor Mineiro, as entidades responsáveis pela organização do Novembro Negro 2022 na UFMG, prepararam um Ensaio Aberto e Cortejo Afroindígena para encerrar as atividades desenvolvidas durante este mês.

Embalado pelas forças ancestrais dos nossos tambores e maracás, o cortejo é uma oportunidade de relembrar nossas origens e valorizar as artes dos povos fundadores da nossa nação. A atividade será no dia 7.12, com Concentração e Aula na Assufemg (Associação dos Servidores da UFMG, atrás da Escola de Belas Artes); saída para a Praça de Serviços às 17h e encerramento às 18h (aguardem surpresas às 18h).

O APUBH, junto do Novembro Negro 2022, coloca seu corpo e ancestralidade “na rua” para mostrar que a comunidade negra e indígena da UFMG chegou e vai PERMANECER para AVANÇAR.

No Sindicato, entre os dias 16 e 19 de novembro, tivemos atividades da IV Semana Negra do APUBH, onde pessoas docentes, estudiosas, estudantes e representantes de entidades participaram de 5 rodas de conversa sobre Ser Pessoa Negra na Educação Superior/UFMG.

Confira os registros da Semana Negra em  nossas redes sociais ou no site do APUBH, clicando aqui.

O Cortejo será aberto para toda a comunidade UFMG e a organização reforça o convite: Traga seu instrumento e faça parte dessa celebração!