Acontece no APUBH

29M: Dia Nacional de Luta Fora Governo Bolsonaro

O APUBH UFMG+ marcou presença, junto com a comunidade acadêmica da universidade, nos atos de rua.

Dia Nacional de Luta Fora Governo Bolsonaro, no dia 29/05/2021 | Foto: Christiano Santiago.

Milhares de pessoas foram às ruas, na manhã do sábado passado (29/05), lutar contra a necropolítica do Governo Bolsonaro. O 29M: Dia Nacional de Luta Fora Governo Bolsonaro contou com protestos presenciais em várias cidades, em todo o país e também no exterior, seguindo as medidas de prevenção contra a contaminação pelo vírus da Covid-19 (uso de máscaras PFF2 contra riscos biológicos, protetor facial e orientações de biossegurança aos manifestantes). As manifestações foram promovidas por sindicatos, movimentos sociais, entidades estudantis e partidos populares.

Após mais de um ano de pandemia da Covid-19, as/os manifestantes voltaram a ocupar as ruas do Brasil. O retorno às manifestações presenciais foi uma necessidade urgente, diante da gestão genocida do atual governo federal durante a pandemia, que tem resultado em uma profunda crise humanitária, econômica e sanitária. O Brasil amarga, hoje, uma situação dramática, com mais de 470 mil mortes, 14 milhões de desempregados e 110 milhões de brasileiros em insegurança alimentar, resultados estes, afiançados pela política neoliberal do governo Bolsonaro e seus adeptos,em que se coloca em prática num país como o Brasil, com tamanhas desigualdades sociais, o fim dos padrões mínimos de solidariedade social

Em Belo Horizonte, docentes, estudantes, técnico-administrativos, aposentados e terceirizados da UFMG participaram, juntos, da manifestação presencial.  A adesão da comunidade acadêmica no ato foi aprovada em assembleia unificada, no dia 25/05, promovida pelas seguintes entidades: Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH UFMG+), Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFMG), Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP/UFMG), Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES) e Associação de Pós-Graduandos (APG/UFMG).

O 29M, na capital mineira, foi marcado pela luta histórica das categorias representadas, de que o projeto neoliberal do governo Bolsonaro, para além de ser um projeto econômico, é também um projeto de resultados nefastos e diabólicos ao produzir a sujeição social de um país e seu povo. Nas ruas da cidade metropolitana, viu-se faixas, bandeiras, música e muitas cores, onde os manifestantes conclamavam o “Dia Nacional de Luta Fora Governo Bolsonaro”, o direito inalienável à vida e a denúncia sobre a destruição da universidade pública e do serviço público no Brasil. Os manifestantes pediram o impeachment do presidente com o mote:“Governo Bolsonaro mata mais que o vírus”

As/os manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade, onde houve o pronunciamento das entidades organizadoras do 29M alertando também, sobre o braço do projeto neoliberal e sua pequene zeconômico-social no governo de Minas Gerais.Dali  seguiram em passeata, percorrendo a região central de Belo Horizonte. A multidão passou por ruas, avenidas e praças, incluindo pontos emblemáticos, como a Praça 7 e o Mercado Central. O encerramento do ato ocorreu na Praça da Estação, tamanha multidão nas ruas da capital mineira. Lembrando Bertold Brecht: “apenas as lições da realidade podem nos ensinar como transformar a realidade”.

Confira a Galeria de Fotos e a Playlist de vídeos.