Notícias

Instituições de ciência se reúnem para planejar calendário de lutas contra o desmonte da Ciência e em defesa da educação

Fonte: SBPC Minas/ Fiocruz Minas

Instituições de ciência se reúnem para planejar calendário para 2020 de eventos de divulgação científica e em defesa da educação, da C&T e da democracia.

Keila Maia- Núcleo de Comunicação da Fiocruz Minas.

Uma reunião realizada na Fiocruz Minas nesta sexta-feira (14/11) definiu um calendário de ações de divulgação científica e de defesa da educação, da C&T e da democracia a serem promovidas em Minas Gerais, no decorrer de 2020. Coordenado pelo secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luciano Mendes de Faria, o encontro contou com a participação de representantes de diversas instituições, que estabeleceram datas e formaram comissões para organizar as atividades.
“A ideia deste encontro é planejar as atividades do próximo ano, de forma a pensar em estruturas comuns de ações em ciência e tecnologia, com o intuito de potencializar os recursos e criar condições de termos visibilidade regional. Temos sido muito reativos e é preciso começar a agir de forma antecipada”, destacou o secretário.
Dentro do calendário oficial, quatro eventos já ficaram agendados: Marcha da Ciência, marcada para 23 de abril; Pint of Science, que acontecerá mundialmente entre 11 e 13 de maio; Dia da Ciência, que ocorrerá em 8 de julho; e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que no Brasil inteiro será realizada entre os dias 18 e 25 de outubro.
Em relação ao financiamento das atividades, ficou definido que as instituições deverão se articular para avaliar como angariar os recursos. Um pedido de financiamento já foi entregue à deputada Beatriz Cerqueira, presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, visando ao apoio dela por meio de emenda parlamentar.
Para a diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta, a popularização da ciência se faz ainda mais importante neste momento de polarização e disseminação de informações equivocadas. Ela destacou a necessidade de agir de forma inteligente e contundente, possibilitando desenvolver ações diferentes e interessantes.