APUBHUFMG+ participa do Dia Nacional de Luta contra a Lista Tríplice
Na terça-feira desta semana, dia 02/12/2025, o ANDES-SN enviou uma circular para suas sessões sindicais, com cópia para o APUBHUFMG+, com um modelo de Carta que foi concebida como uma ação da companha movida pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior a favor do fim da lista tríplice como parte do processo de escolha de reitoras ou reitores. De acordo com a orientação da circular, para caracterização de uma ação coordenada e unificada, a carta deveria ser enviada, “impreterivelmente, no dia 4 de dezembro de 2025, quinta-feira”, Dia Nacional de Luta contra a Lista Tríplice, aos(às) Reitores(as), aos(às) Presidentes(as) das Assembleias Legislativas, bem como às suas Lideranças da Maioria e Minoria dessas instâncias do Poder Legislativo.
Por estar em acordo com a importância dessa iniciativa, o APUBHUFMG+ elaborou seu próprio texto com a afirmação da importância do fim da lista tríplice que foi enviado na forma de ofício para a Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, para o Presidente/a da Assembleia Legislativa do Estado Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite, bem como para as lideranças da maioria e da minoria da casa. Nos ofícios, o APUBHUFMG+ argumenta que, tanto no nível federal, quanto no caso das universidades estaduais de Minas Gerais, a escolha de reitoras ou reitores não respeita, diretamente, as eleições realizadas nas comunidades acadêmicas, que são consideradas apenas um processo de consulta.
Esse processo de consulta dá origem a uma lista tríplice, a partir da qual o chefe do poder executivo faz a escolha do dirigente de cada instituição. O APUBHUFMG+ se posiciona historicamente contra a lista tríplice, porque ela representa um ataque à autonomia universitária prevista no Artigo 207 da Constituição Federal do Brasil e amplamente reconhecida e protegida em diversos países. No ofício, ressaltamos que tramita no Congresso Nacional o PL 1621/2023, que inclui a proposta de fim da Lista Tríplice do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Esta iniciativa incorpora os princípios defendidos pelo APUBHUFMG+.
Nos ofícios que enviamos para a ALMG também afirmamos que é fundamental que iniciativas como a do PL 1621/2023 ganhem corpo na forma de propostas legislativas estaduais para que o mecanismo da lista tríplice seja também superado no caso da UEMG e da UNIMONTES. Um sindicato atuante como o APUBHUFMG+ jamais pode se furtar a participar de iniciativas como essas.