ALERTA: Cuidado com Tentativas de Golpe pelo WhatsApp
O APUBH e nossa assessoria jurídica, o escritório Geraldo Marcos Advogados, identificaram que criminosos estão se passando por advogados para aplicar golpes.
Como o golpe funciona?
Os golpistas enviam mensagens pelo WhatsApp informando sobre um suposto crédito judicial a ser recebido. Para dar aparência de verdade, eles utilizam:
- O nome completo do(a) professor(a);
- O número do CPF (completo ou parcial);
- Um número de processo, muitas vezes associado ao docente;
- Um valor expressivo a ser resgatado.
Após o contato inicial, os criminosos exigem o pagamento de “tributos” ou “custas” fictícias para a liberação do dinheiro. Isso é um golpe.
Como se proteger?
- Desconfie de contatos não oficiais Sempre verifique a origem das mensagens. Os canais oficiais de comunicação são:
- Geraldo Marcos Advogados: Apenas pelo telefone (31) 3291-9988 ou por e-mails com domínio @gmarcosadvogados.com.br.
- APUBH: Apenas pelos telefones listados em nosso site (www.apubh.org.br) ou por e-mails com domínio @apubh.org.br.
- Jamais faça pagamentos: Nunca realize pagamentos ou transferências (especialmente em finais de semana ou fora do horário comercial) sem antes confirmar a veracidade da cobrança.
- Em caso de dúvida, entre em contato conosco Se você receber qualquer mensagem suspeita, não responda ao golpista. Ligue diretamente para nós e confirme a informação:
- APUBH: (31) 3441-7211
- Geraldo Marcos Advogados: (31) 3291-9988
Você também pode validar qualquer informação presencialmente nos plantões jurídicos na sede do sindicato (Segundas: 10h às 13h | Quartas: 14h30 às 17h30).