Acontece no APUBH

APUBHUFMG+ participa de Plenária da CUT em defesa da COPASA!

No dia 27 de outubro, o APUBHUFMG+ participou de plenária convocada pela CUT Minas e o conjunto de entidades que compõem a Coordenação Estadual do Plebiscito Popular por um Brasil mais Justo.

Foi uma reunião bastante representativa do ponto de vista da presença de entidades dos movimentos sindical e sociais e de partidos do campo da esquerda.

O foco da plenária foi a proposição de ações que possam resultar na mudança de voto de, pelo menos, 5 parlamentares, entre os 52 que aprovaram, em 1º turno,  a PEC 24/23, chamada de PEC do Cala a Boca, que retira do povo mineiro o direito de decidir, por referendo popular, sobre a venda da COPASA.

O eixo principal da estratégia é atingir de forma específica e direcionada às respectivas bases eleitorais de deputados e deputadas que, segundo avaliação de parlamentares do Bloco Democracia e Luta e de representantes das entidades sindicais que têm feito um acompanhamento mais próximo das votações na ALMG, podem mudar de posição votando contra a PEC ou, simplesmente justificando a ausência.

Essa pressão específica e direcionada se valeria de contatos com vereadores, prefeitos, lideranças locais nas respectivas bases eleitorais, usando material impresso, comunicações nas redes sociais e carros de som.

O APUBHUFMG+, representado por  seu presidente, o  professor Hélder de Paula, reforçou a ação para BH já programada para esta quarta, 29/10, na Praça Sete, em que vamos combinar a defesa do serviço público com a defesa da COPASA, alertando a população sobre o que está em jogo com a Reforma Administrativa. O objetivo é mostrar que não é uma Reforma, mas demolição do serviço público, e denunciar os deputados e deputadas estaduais que votaram a favor da PEC do Cala a Boca.

Helder destacou também a importância de termos acesso ao mapeamento eleitoral de parlamentares com base na Região Metropolitana de BH e na cidade de Montes Claros, para que possamos fazer a pressão específica e direcionada nas redes sociais e também contratar carros de som, que veicularão, nesses locais, mensagens direcionadas às bases eleitorais do(a)s parlamentares, cujo voto pode ser alterado, no sentido da pressão e do convencimento.

Essa mobilização em defesa da COPASA tem uma importância no plano imediato que é a garantia do direito de acesso à água tratada e ao saneamento básico e, de forma estratégica, manter na Constituição Estadual uma conquista histórica que é o direito à participação popular para definir rumos da política no estado.

O APUBHUFMG+ estará junto em mais essa luta!