Mais uma vez, as ruas deram o recado: “nossa Soberania não está à venda”
Ver essa foto no Instagram
Na última sexta-feira (1º/08), a classe trabalhadora protagonizou um novo dia nacional de lutas. Em uma demonstração de verdadeira preocupação com a nação e a sua gente, ocupamos as ruas, para lutar em defesa da Soberania Nacional, contra o Tarifaço de Trump-Bolsonaro e pelo veto integral da presidência ao PL da Devastação. A mobilização foi convocada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, assim como por diversas Centrais sindicais e Movimentos Populares. O APUBHUFMG+ integrou a construção e participou ativamente do dia de luta.
Em Belo Horizonte, a concentração ocorreu na Praça Sete, marcada por intervenções artísticas e por falas de representantes de movimentos sindicais, sociais e partidários. De lá, seguimos em passeata, através das ruas da capital mineira, em direção à Praça da Estação. Ao longo do dia, também contribuímos com a Tenda da Democracia, onde foi instalada uma urna do Plebiscito Popular por um Brasil Mais Justo.

O APUBHUFMG+ integrou a construção e participou ativamente do dia de luta | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.
Em sua fala na manifestação, o professor Helder de Paula, presidente do APUBHUFMG+, denunciou a atuação de parlamentares de extrema direita e do Centrão em pautas que beneficiam certos interesses políticos e econômicos, passando por cima das necessidades da população. Algo evidente no PL da Devastação, que impõe um profundo retrocesso na legislação ambiental brasileira. Ele destacou, ainda, como as medidas do governo estadunidense atacam a soberania nacional, escancarando as investidas do imperialismo estadunidense. Ainda por cima, com o apoio do bolsonarismo. “Nossa Soberania não está à venda! Em um país sem Soberania, não há lugar para a Universidade Pública”, definiu o sindicalista.

“Nossa Soberania não está à venda! Em um país sem Soberania, não há lugar para a Universidade Pública”, definiu o professor Helder de Paula, presidente do APUBHUFMG+ | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.