Comunidade da UFMG adere ao Plebiscito Popular por um Brasil mais justo

Plebiscito Popular 2025: Mutirão de Coleta de Votos na Praça de Serviços da UFMG | Foto: ACervo do APUBHUFMG+.
Desde a última terça-feira (1º/07), organizações políticas, sindicais e do movimento social promovem, em todo o país, o Plebiscito Popular Nacional por um Brasil mais justo. Por meio dessa ação, buscamos colher votos e envolver a população no debate sobre o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$5 mil, aliada ao aumento da taxação para quem ganha acima de R$50 mil. Trata-se, portanto, de um esforço coletivo em defesa da justiça social.
Diante da relevância da iniciativa, a comunidade da UFMG também aderiu a esse movimento nacional. As entidades que representam as três categorias acadêmicas – APUBHUFMG+, SINDIFES e DCE/UFMG – se uniram para promover um mutirão de coleta de votos na universidade. Assim, montamos tendas nos Campi Pampulha e Saúde e também no Hospital das Clínicas da UFMG. Já no ICA, em Montes Claros, a coleta de votos ocorreu no Café Junino de Servidores, em frente ao Restaurante Universitário e no CAAD. Houve também uma urna itinerante que passou por algumas unidades acadêmicas à noite, por iniciativa de estudantes da UFMG que militam no Levante Popular da Juventude.
A iniciativa criou espaços de diálogo com a comunidade da UFMG e a população em geral nos quais foi possível tirar dúvidas e reforçar a importância do Plebiscito Popular. Além disso, houve panfletagem e distribuição de uma cartilha informativa e argumentativa.

Plebiscito Popular 2025: Mutirão de Coleta de Votos no ICA / UFMG | Foto: William James Nogueira Lima.
O Plebiscito é uma ferramenta de consulta popular, previsto no Art. 14 da Constituição e regulamentado pela Lei 9.709/98. O Plebiscito Popular é uma ferramenta de luta que permite aos movimentos populares, sociais e sindicais mobilizar o conjunto da sociedade e demonstrar a vontade popular sobre temas importantes.
A iniciativa se mostra ainda mais relevante na conjuntura atual, em que o Congresso Nacional segue beneficiando as elites econômicas, em detrimento das necessidades da classe trabalhadora. Por isso mesmo, ressaltamos o papel da pressão popular para que a classe trabalhadora tenha vida além do trabalho e lute por justiça tributária.
No último mutirão de coleta de votos que ocorrerá no final de agosto, APUBH, SINDIFES e DCE voltarão com mais força colocando urnas em muitos pontos dos campi da UFMG. Fique atento para saber os próximos locais de coleta de votos. Participe, votando SIM às perguntas do Plebiscito e nos ajudando a convencer mais pessoas a também participarem e votarem SIM! A mobilização da classe trabalhadora continua!

1º Mutirão de Coleta de Votos, na UFMG, do Plebiscito Popular Nacional por um Brasil mais justo | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.