Especialista abordou o papel da Bioética na defesa da Democracia, em debate promovido pelo APUBHUFMG+

“O Brasil e a incorporação dos temas sociais e ambientais na agenda da Bioética do século XXI” foi o tema do 3º debate do Ciclo “A universidade que o Brasil precisa”, promovido pelo APUBHUFMG+ | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.
O APUBHUFMG+ promoveu, na tarde da última quinta-feira (12/06), o 3º debate do Ciclo “A universidade que o Brasil precisa”. Para abordar o tema “O Brasil e a incorporação dos temas sociais e ambientais na agenda da Bioética do século XXI”, recebemos o professor Volnei Garrafa, um dos criadores do Centro Internacional de Bioética e Humanidades (CIBH), ex-coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.
A condução do debate ficou a cargo da professora Andrea Macedo, 1ª vice-presidenta do APUBHUFMG+. Após a fala inicial, houve espaço para debate, com a participação da plateia. Realizado no CAD 02 da UFMG, o evento também contou com transmissão ao vivo pelo canal do sindicato no Youtube. Confira o registro: https://youtube.com/live/1-uV6fw0oBs
Na abertura da atividade, a professora Andrea Macedo ressaltou como, por meio da realização deste Ciclo de Debates, o APUBHUFMG+ busca envolver a comunidade acadêmica no debate sobre a função social cumprida pela Universidade Pública, assim como o papel das instituições de ensino superior na construção de uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática.
A vice-presidenta do APUBHUFMG+ pontuou que, ao convidar o professor Volnei Garrafa a compor o debate, o sindicato atendeu a uma sugestão de Francisco Viana, professor aposentado da Escola de Veterinária UFMG. Convidado a integrar a mesa de abertura do evento, o professor Francisco parabenizou o APUBHUFMG+ pela iniciativa, ressaltando a relevância de ampliar o conhecimento sobre a bioética para toda a universidade.

Volnei Garrafa, professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB), Doutor Honoris Causa pela Universidad Nueva Granada, Bogotá, Colômbia, Doutor em Ciências (Unesp, 1971-74), Pós-doutorado em Bioética (Univ. Roma, Itália, 1991-93) | Foto: Acervo do APUBHUFMG+.
Iniciando a sua fala, o professor Volnei Garrafa trouxe para o debate a etapa atual do julgamento dos réus pela tentativa de golpe de Estado, incluindo o depoimento prestado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. “Eu não estaria aqui hoje, falando com vocês sobre esse tema, se o golpe tivesse dado certo”, definiu o convidado.
Nesse sentido, o professor reforçou que o debate em torno desse tema pode contribuir para a defesa da democracia, uma vez que o tema da bioética perpassa temas sensíveis à nossa concepção de sociedade. Essa situação pode ser observada, como citou o convidado, nos debates da bioética em torno das políticas de acesso à saúde e medicamentos. Ou seja, temas que interferem no acesso da população a direitos básicos.
Por isso mesmo, o professor defendeu a necessidade de envolver a população no debate sobre bioética, buscando abordar questões que afetam a sociedade de maneira trans e interdisciplinar. Clique aqui para acessar os slides apresentados pelo professor Volnei Garrafa: A BIOÉTICA DE INTERVENÇÃO COMO REFERÊNCIA DE ESTUDO – Movimento de insurgência epistêmica de re-territorialização conceitual para a Bioética.
A categoria docente da UFMG tem muito a contribuir para a transformação estrutural da sociedade, partindo da construção de um projeto de universidade que contribua para esse processo. Fique por dentro dos meios de comunicação do sindicato para saber quais serão os próximos convidados e temas a serem abordados nesse ciclo de debates, e participe ativamente das discussões.