Acontece no APUBH

APUBH participou de mesa de abertura do VIII CONTIFES

O presidente do APUBHUFMG+, professor Helder Figueiredo e Paula representou o sindicato, na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, na abertura do VIII Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Instituições Federais de Ensino (VIII CONTIFES). Com o tema “Democracia, luta e Resistência”, o evento foi realizado no Campus Pampulha da UFMG, do dia 28 a 30/05.

De acordo com a divulgação do SINDIFES, o Congresso teve como objetivo “discutir a conjuntura atual — especialmente os desafios enfrentados pelos serviços públicos e seus trabalhadores — e construir um plano de lutas para o próximo período, diante do avanço de políticas neoliberais e discursos anti democráticos no país”. 

Participaram delegados e delegadas eleito(a)s pelos servidore(a)s técnico-administrativo(a)s em Educação das quatro IFEs representadas pelo SINDIFES:  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).  

O presidente do APUBHUFMG+, professor Helder Figueiredo e Paula representou o sindicato na abertura do VIII CONTIFES / Fotografia de Vinícius Matias/Sindifes

Helder Figueiredo compôs a mesa de abertura do Congresso, juntamente com a coordenadora-geral do SINDIFES, Cristina Del Papa e  representantes do SINDCEFET-MG e da ASSUFEMG. Em sua fala, o professor ressaltou a longa parceria entre o APUBH e o SINDIFES.  Ele lembrou ainda que, por reconhecerem a importância da universidade, são os servidores docentes e técnicos administrativos, junto com estudantes e movimentos populares, que estão na linha de frente na luta contra a ameaça do subfinanciamento que tem pairado sobre as instituições federais de Ensino superior e que, recentemente, resultou em um novo corte do orçamento que na terça-feira dia 27/05 foi revertido (https://apubh.org.br/acontece/mec-anuncia-recomposicao-do-orcamento-das-ifes/).  O presidente do APUBH destacou também a importância de se construir um projeto de “país soberano, democrático, em que a educação pública de qualidade seja um direito do povo e dever do Estado”.

“Nós, que temos atuação sindical nas IFES, temos uma atuação que reúne a defesa dos nossos próprios interesses, quer dizer, a defesa dos nossos direitos como trabalhadores e trabalhadoras, com a defesa do direito do povo de ter acesso à educação pública e de qualidade. E isso é uma coisa que nos motiva, nos coloca dispostos a enfrentar todas as dificuldades que essa luta nos apresenta”, finalizou. 

Conforme programação divulgada pelo SINDIFES, o primeiro dia do VIII CONTIFES contou ainda com a palestra “Democracia: Resistência e Luta”, da jornalista Juliana Dal Piva; apresentação do livro sobre os 30 anos de história do SINDIFES, mesa de análise de conjuntura e apresentação de teses. Os dias 29 e 30 maio foram dedicados aos grupos de trabalho, discussão de proposta de alteração estatutária e plenária final.