2º encontro do Ciclo de Debates “A universidade que o Brasil precisa” acontece no dia 28/05
O APUBHUFMG+ promove no dia 28 de maio, no auditório B107 do CAD 03, às 16h, o 2º encontro do Ciclo de Debates “A universidade que o Brasil precisa”. Em debate, o tema “Que projeto de Brasil precisa da universidade pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada?”. As convidadas são Daiane Araújo, atual vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, e Maria Caramez Carlloto, professora da Universidade Federal do ABC e presidenta da Associação de Docentes da UFABC, Seção Sindical do ANDES-SN. Haverá transmissão pelo canal do APUBH no youtube: www.youtube.com/@Apubhufmgsindicato
Daiane Araújo assumiu a vice-presidência da UNE em 2023 e tem atuado ativamente pela implementação e manutenção das políticas de assistência estudantil visando a garantir a permanência de estudantes, especialmente os oriundos da classe trabalhadora, nas instituições de ensino superior públicas e privadas. Essa pauta de atuação engloba ainda a luta pela democracia nas universidades e a reflexão sobre “qual universidade é necessária para a construção de uma nação soberana”.
Já Maria Carlloto é atual presidente da Associação de Docentes da UFABC. Ao longo dos anos, a professora tem promovido uma importante reflexão na defesa de uma universidade pública, democrática, dialógica, com condições dignas de trabalho para seus(suas) servidore(a)s docentes e técnico-administrativo(a)s, infraestrutura adequada e financiamento para produzir conhecimento e saberes a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, capazes de promover a mudança necessária na realidade do país, na perspectiva de construção de uma sociedade mais igualitária, inclusiva e de respeito aos direitos dos cidadãos.
Saiba mais sobre o Ciclo de Debates “A Universidade que o Brasil precisa
Com o Ciclo de Debates “A Universidade que o Brasil precisa”, o APUBHUFMG+ busca envolver a comunidade acadêmica no debate sobre a função social cumprida pela Universidade Pública, assim como o papel das instituições de ensino superior na construção de uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática. Uma discussão que se torna ainda mais relevante no momento atual, em que nos preparamos para a escolha do Reitorado que estará à frente da UFMG no quadriênio 2026-2030. Também é um momento oportuno, uma vez que a UFMG se prepara para a comemoração dos seus 100 anos e o nosso sindicato 50 anos de atividades em defesa da carreira docente e da universidade pública.
Estão previstos sete encontros do Ciclo de Debates a serem realizados até outubro de 2025. O 1º encontro realizado em 24 de abril, abordou o tema “Ser docente em uma Universidade Pública” e teve a participação de João Carlos Salles, professor titular do Departamento de Filosofia, ex-reitor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e ex-presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
Fique por dentro dos meios de comunicação do sindicato para saber quais serão os próximos convidados e temas a serem abordados nesse ciclo de debates, e participe ativamente das discussões. Também nos envie temas que gostariam que fossem discutidos. A categoria docente da UFMG tem muito a contribuir para a transformação estrutural da sociedade, partindo da construção de um projeto de universidade que contribua para esse processo.